Como fazer marketing digital de resultados em 7 passos

Como fazer marketing digital de resultados em 7 passos

Hands Holding Digital Devices with Various Symbols

Não se pode negar que o marketing digital está dominando o mundo dos negócios que geram resultados. Empresas que não utilizam a internet para fazer negócios estão ficando para trás. Sua empresa já está utilizando estratégias de marketing na internet?

Seguir um planejamento de marketing é mais do que necessário para qualquer empresa, mas, não adianta fazer marketing de qualquer jeito.

Foi exatamente por isso que esse artigo que você está lendo foi escrito. Aqui você vai aprender os 7 passos para trabalhar com marketing digital de forma correta para gerar resultados.

A base do Marketing digital de resultados

Antes de tudo, vamos aprender o que é marketing na internet. Muitos confundem o marketing apenas como uma maneira de fazer ofertas chatas de vendas, no entanto, a internet tem mudado totalmente a maneira de enxergar essas estratégias.

O Marketing Digital é a utilização da web para divulgar produtos e serviços, ele tem  como principal objetivo o aumento de vendas. Se você tem um produto e divulga ele na internet, você já percorreu metade da jornada, pois já está usando a internet para atrair clientes para o seu negócio.

Agora que você já sabe do que estamos falando. Vamos para os 7 passos do Marketing Digital que irão alavancar os seus negócios.

1° passo: Planejamento de Marketing

Para definir um bom planejamento é necessário fazer pesquisas. Ter um plano de marketing é o primeiro passo para ter sucesso seja com estratégias de divulgação online ou off line.

Todo negócio precisa ser bem planejado antes mesmo do seu início, quando utilizamos o Marketing online isso não é diferente.

É importante definir quais os canais de divulgação serão utilizados: você deve saber se vai criar um blog ou ter um canal no YouTube. As mídias sociais são ótimas ferramentas e é preciso ter um plano para utilizá-las de forma profissional.

Além disso, você deve definir o orçamento disponível para investir em campanhas de anúncios e sempre ficar atento aos resultados.

2° passo: Produção de conteúdo

Depois de definir quais as redes sociais usar, criar um blog e implementar um bom planejamento em sua empresa, o segundo passo é produzir conteúdo de qualidade.

Quando falamos em produzir conteúdo não queremos dizer que é só escrever algo e publicar no Facebook de qualquer jeito.

A produção de conteúdo para a web envolve uma série de regras a serem seguidas. Você deve escolher um nicho de mercado, fazer uma pesquisa do público-alvo e definir qual a persona que o seu conteúdo vai atender. Depois de ter tudo ajustado é preciso criar conteúdo relevante e fazer as publicações.

3° passo: Publicação

Na hora de fazer a publicação, você precisa estudar algumas técnicas, assim seu marketing terá sucesso. A publicação no blog deve ser sempre otimizada com SEO (Search Engine Optimization). Além da otimização é necessário ter constância.

Não adianta publicar uma vez por mês. Aconselha-se que seja feito um post por dia em cada rede social e no mínimo uma postagem por semana no blog. Se puder publicar mais vezes será muito melhor.

Se sua empresa usar o YouTube considere gravar no mínimo um vídeo por semana. Analise quais conteúdos a sua audiência está gostando e continue criando mais e mais. A persistência é um fator que não pode faltar no Marketing Digital.

4° passo: Promoção

Quando falamos em promoção no mercado digital estamos falando de maior alcance de pessoas. É necessário promover o conteúdo que foi publicado, mas não adianta promover em locais errados. Antes do início da sua divulgação é preciso descobrir onde o seu público está.

Faça uma pesquisa para ver quais as redes sociais que estão sendo acessadas pelas pessoas interessadas em seu negócio. Isso não quer dizer que você deve utilizar apenas um local para fazer a promoção, não cometa esse erro. Utilize várias fontes de tráfego, ou seja, vários lugares para atrair pessoas interessadas.

Aqui estão as principais plataformas para promoção online: Google Adwords, Facebook Ads e Instagram Ads.

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5°passo: Multiplicação de resultados

Estratégias de marketing devem ser testadas e documentadas, nunca esqueça disso. Você fez a pesquisa, criou o planejamento, está produzindo e publicando conteúdo de qualidade. Agora, é necessário propagar a sua mensagem na internet.

Além de incentivar o compartilhamento nas mídias sociais, você deve criar relacionamento saudável com as pessoas que acompanham sua empresa na internet, pois quando as pessoas gostam de algo elas tendem a indicar para outras, e isso é muito bom no mercado digital.

A utilização de anúncios é uma ótima forma de propagar conteúdo na internet. Com um anúncio no Facebook por exemplo, é possível alcançar milhares de pessoas com uma única postagem. No entanto, é necessário utilizar maneiras de engajar essas pessoas com a sua marca.

6° passo: Utilize e-mail marketing

Obtenha dados de contato de usuários do seu blog, de inscritos no YouTube e de seguidores nas redes sociais. A utilização do e-mail marketing é muito importante para aumentar os resultados no digital marketing.

O e-mail marketing é uma ferramenta que tem sido muito utilizada pelos profissionais do marketing para criar relacionamento com os potenciais clientes. Com um simples e-mail é possível interagir com um grande público de uma só vez. A melhor interação é aquela com conteúdo relevante, exclusivo e educativo.

Quando você foca em produzir conteúdo educativo para o seu público ele será preparado para aceitar uma oferta de vendas. Não adianta capturar milhares de e-mails e começar a enviar ofertas exageradas, primeiramente, é preciso criar um relacionamento com a lista.

7° passo: Análise e precisão

Uma estratégia de marketing de sucesso deve ser analisada. A análise serve para definir o que está certo e o que está errado, isso evita os resultados negativos. Com o marketing na web é possível analisar tudo, por exemplo, no Facebook, Instagram, YouTube, cada rede social tem o seu sistema de análise de resultados.

O trabalho com um blog não é diferente, através do Google Analytics é possível descobrir quais conteúdos estão sendo mais acessados, de onde são as pessoas que acessam e até saber a faixa etária e alguns comportamentos delas. Após a mensuração de algumas métricas é possível ter mais precisão.

Criar conteúdo para as pessoas certas é ter precisão. Não adianta escrever um artigo sobre emagrecimento para uma pessoa que está muito abaixo do peso. A precisão é um ponto muito importante em uma estratégia de marketing digital de sucesso.

Agora é com você! Siga o passo a passo e tenha mais sucesso no seu negócio! E por falar nisso, você já usa as estratégias de marketing digital na sua empresa? Deixe o seu comentário informando sobre suas dúvidas, irei responder a todos.

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