5 problemas enfrentados por empresas que vendem pouco

Empreender é romper barreiras e aumentar as vendas é o maior desafio no mundo corporativo.

Sua empresa está vendendo pouco e não sabe mais o que fazer para mudar isso? Não entre em desespero! Neste artigo, você vai descobrir os segredos para aumentar as suas vendas.

Além disso, você vai conhecer os 5 problemas enfrentados por empresas que vendem pouco e aprender como evitá-los. Vamos  lá?

1° – Falta de atração

Antes de tudo, para aumentar o número de vendas é preciso atrair pessoas interessadas em adquirir seus produtos ou serviços. Infelizmente, um dos maiores problemas enfrentados por empresas é a atração incorreta ou a falta de atração de pessoas.

A sua empresa precisa atrair as pessoas certas que irão se beneficiar ao fazer negócios com sua corporação. Talvez você esteja se perguntando. Como atrair as pessoas corretas para o meu negócio? A resposta está no Inbound Marketing.

O Inbound Marketing também é conhecido como o novo marketing e um dos objetivos desse modelo de marketing é atrair mais pessoas e fazer com que elas se tornem compradoras fiéis. Investindo no Inbound marketing suas vendas irão aumentar.

A solução para atrair interessados em seus produtos e serviços é descobrir onde essas pessoas estão. Sua empresa utiliza as redes sociais? Você já tem website ou blog, se a resposta for não, está na hora de utilizar a internet de forma estratégica para sua empresa.

Crie um blog e tenha um perfil nas principais redes sociais como por exemplo, Facebook, YouTube e o Instagram. Faça um planejamento de marketing nas mídias sociais, pesquise o público-alvo e defina a persona interessada em seu produto ou serviço.

Ofereça conteúdo de valor para seu público-alvo e não perca mais clientes. Fazendo isso a sua empresa vai vender mais e fidelizar compradores.

2° – Não saber converter clientes

Não adianta atrair milhares de pessoas para o seu negócio se esses indivíduos não compram nada de você. Agora que você já sabe que ter atração é um ponto indispensável para alavancar as vendas do seu negócio, você deve focar também em converter essas pessoas em clientes.

Quando falamos em conversão de vendas, estamos falando em conseguir mais compradores qualificados. Mas para isso acontecer é preciso um bom planejamento.

Algumas empresas acabam afastando seus clientes por não saberem converter. As pessoas não gostam de ofertas abusivas elas gostam de relacionamentos. No novo marketing não se vende mais o produto e sim a transformação que o produto oferece.

Uma ótima maneira de converter clientes é se relacionando com ele. Experimente enviar conteúdo educativo para sua base, faça perguntas e ofereça algo de valor a eles. Foque em entregar benefícios e gerar valor. Dessa forma, seu público será convertido em compradores fiéis. Descubra o seu diferencial e mostre-o!

3° – Furo de caixa e baixa nas finanças

Quando as vendas caem é natural surgir a baixa nas finanças, afinal, toda empresa precisa ter um bom fluxo de caixa. É triste, mas muitas empresas fecham as portas por falta de capital para investir em mais ferramentas e produtos.

Quando uma empresa está sem dinheiro existem muitas soluções, mas, é preciso ter muito cuidado. Se sua empresa está em uma situação crítica, pare e pense como um empreendedor visionário. Não saia visitando todos os bancos para buscar empréstimos, evite juros altos, pois começar a fazer empréstimos pode ser mais um passo para a falência.

A solução para melhorar suas finanças está no aumento das vendas e não adianta fugir disso. Se você realizar empréstimos e continuar sem vender, o problema será muito maior no futuro. Invista tempo em estratégias de marketing digital para aumentar suas vendas, afinal os custos são mais baixos que no marketing tradicional.

Cortar gastos excessivos é uma boa alternativa, muitas empresas gastam muito dinheiro com coisas desnecessárias. Tenha um controle financeiro e verifique para onde o seu capital está indo. Descubra onde está o furo de caixa do seu negócio e trabalhe para acabar com ele.

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4° – Falta de análises

A falta de análise dos resultados também marca presença em negócios que não vendem. Muitos empreendedores cometem o erro de não monitorar suas estratégias e isso é algo perigoso. Imagine a seguinte situação, você planeja sua empresa, escolhe os produtos e serviços que vai oferecer e começa a fazer ofertas para todos os lados sem foco e direcionamento.

Sua empresa pode até vender produtos e também prestará alguns serviços, no entanto, é necessário analisar quais as estratégias que estão funcionando. Monitorando os resultados e documentando tudo você saberá o que fazer e o que não deve ser feito na hora de criar ofertas de vendas.

Ter ótimos produtos não significa vender muito. Os consumidores mudam a maneira de adquirir produtos e serviços constantemente e sua empresa deve acompanhar essas mudanças. Caso contrário, as vendas vão ser sempre poucas. E você não vai querer isso,  não é mesmo?.

5° – Falta de foco

Quando se fala de foco não quer dizer que sua empresa deve focar sempre na mesma estratégia, muito pelo contrário, é preciso testar táticas. Os objetivos das estratégias devem ter um direcionamento específico.

Todo bom empreendedor sabe que nem sempre as empresas têm um crescimento rápido, por isso, é necessário focar em um crescimento a logo prazo. É necessário vender rápido, mas, não se pode vender e deixar os clientes irem embora para nunca mais voltar.

Quando uma empresa foca em atrair, criar um relacionamento e gerar valor para as pessoas, elas voltam a comprar sempre. A solução para o aumento de suas vendas está em definir para onde sua empresa está indo. Analisar e focar em estratégias de Inbound marketing é uma ótima opção.

Como evitar os 5 problemas

A melhor maneira de evitar estes problemas é utilizando um bom planejamento de marketing e vendas, pois sem ele as chances de seu negócio sofrer são muito maiores.

Nenhuma empresa sobrevive sem fazer vendas. Então, se você está vendendo pouco está na hora de mudar isso e evitar mais dificuldades. Lembre-se sempre de planejar, atrair tráfego, criar um relacionamento, gerar valor e analisar os resultados.

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Lucas Corrêa
Lucas Corrêa
Head of Marketing, Professor nos cursos de Administração e Marketing. Apaixonado por sua Família e Mídias Digitais.

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