Link Building: a estratégia que vai colocar seu site no topo do Google

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Um bom posicionamento no Google é construído. Ele não nasce num passe de mágica. É preciso levar em conta a experiência do usuário e os mais de 200 fatores de rankeamento. Além disso, existem metodologias e técnicas estudadas por diversos especialistas na arte de rankear um domínio, uma página.

Frequentemente, eu  testo essas metodologias, são diversos  posts todos os dias em meu blog e nos blogs de meus clientes. Por isso, vou compartilhar com você uma dica fantástica do SEO: o link building. Ele é um dos principais fatores do rankeamento e vai colocar seu site na primeira página do Google.

O que é Link Building?

Link Building é um metodologia para gerar mais links de autoridade para o seu site. Você deve estar se sentindo confuso, mas tenha calma, pois eu vou explicar todos os detalhes.

Há 12 anos, a única forma que o Google encontrava para definir a qualidade de um site era através da quantidade de sites que faziam referência aquela determinada página com um link de volta.

Atualmente, o cenário mudou e são mais de 200 fatores de rankeamento. Ou seja, não importa somente quantos sites citam o seu domínio, mas qual a relevância dessa menção.

O que determina essa relevância é a sinergia entre o conteúdo do seu site e de quem fez o backlink. Além disso pontuação de SEO do site que fez a menção também conta muito.

Imagine a seguinte situação:  se eu falar pra alguém que determinado curso ou livro vai ser enriquecedor para sua jornada como empreendedor, vai ter muito mais peso e credibilidade do que se uma pessoa que é especialista em Educação Física.

Essa é exatamente a análise que o Google faz, quando um domínio é autoridade em determinado assunto e faz menção de outro domínio que também aborda esse tema, os dois ganham. Além disso, o site que está sendo referenciado pode desfrutar de uma posição boa no Google e ainda atrair tráfego de público relevante.

Como fazer uma boa estratégia de links externos?

Você conseguiu assimilar que a popularidade e relevância de um site na internet é o fator determinante para indexar páginas no Google, certo?

O próximo passo é aprender como fazer link building. Porém tenha atenção! Ser um link builder demanda muita criatividade e capacidade analítica.

Você também já compreendeu que cada página tem um valor e que cada domínio tem um valor, certo? Confira ferramentas que auxiliam na análise e criação de uma estratégia infalível de link building:

Search Console

Ele serve para analisar os sites da sua autoridade, é uma ferramenta do Google e é grátis. Além disso, por lá você poderá gerenciar a quantidade de links que apontam para o seu site e obter ideias para a melhoria de suas estratégias de SEO.

Dessa forma, monitorar o tráfego da Pesquisa no Google fica mais fácil e você consegue identificar qual o perfil de pesquisa dos usuários e como sua página está sendo encontrada.

Ou seja, é possível consultar suas principais páginas na Pesquisa Google, ver quais consultas acionam seu site e monitorar erros nas suas páginas.

Moz

Outra ferramenta que não pode faltar no computador de quem deseja se aprofundar nesse tema e ser um link builder é a Moz, com um teste grátis de 30 dias e depois o plano inicial é de $99,00.

Moz é uma ferramenta muito boa para análise de links externos, mesmo apresentando falhas ao encontrar uma quantidade menor de número de links que outras ferramentas.

Além disso, outro grande benefício são as métricas  de autoridade de domínio e de autoridade da página, o sistema informa tanto para o seu, quanto para os websites que estão apontando para você. Em inglês essas métricas são: o Domain Authority e o Page Authority.

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Como mencionei para ter resultado com link building é preciso ter criatividade. É isso mesmo! Essa estratégia vai exigir muito do seu cérebro. Separei aqui embaixo 3 formas infalíveis para ter links externos apontando para seu domínio.

Infográficos

 Essa é uma forma poderosa para gerar links que apontem para seu website, pois dependendo do teor no infográfico ele pode viralizar e gerar muitos compartilhamentos ou embedamentos. Portanto, elabore e divulgue conteúdos úteis utilizando o formato de infográficos.

Guest posts

Este é o  processo de criar um texto e publica para um outro blog. Uma prática comum e eficaz é colocar o link no conteúdo ou ao menos na descrição do autor. Um aspecto excelente do Guest Post é poder escolher a âncora para o seu site e qual página você quer linkar.

Outro ponto positivo é poder focar somente em blogs de alta qualidade e obter links que realmente vão fazer diferença para sua autoridade e posicionamento.

Meu conselho é que você tenha atenção ao escolher os sites dos quais você deseja ter um link. Defina utilizando as ferramentas de Link Building, mas também explore sua capacidade analítica e criativa.

Coletânea informativa

Sabe aqueles posts com esse estilo: “50 filmes que todo empreendedor deve assistir”, 20 canais no Youtube que quem trabalha com vendas precisa acompanhar”, “35 livros que vão transformar você num especialista em marketing digital”?

Invista em escrever esse tipo de coletânea e linkar todos os exemplos, pois ele possui muito poder de viralização.

E esse foi o nosso texto sobre como aumentar a sua autoridade digital e como aparecer nas primeiras posições em pesquisas do Google.

Você percebeu que existem muitas ferramentas de Link Building para te auxiliar nessa jornada, não é mesmo?

Mas entenda que não é possível gerar um link com 100% de qualidade somente com ferramentas. A melhor ferramenta de link building ainda é e sempre será você.

O que achou desse conteúdo? Me conte nos comentários!

Lucas Corrêa
Lucas Corrêa
Head of Marketing, Professor nos cursos de Administração e Marketing. Apaixonado por sua Família e Mídias Digitais.

1 Comment

  1. AE disse:

    Ótimo artigo, parabéns!

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