Chatbots: o que você precisa saber sobre essa tendência

Você com certeza já foi impactado por essa novidade em algum momento da sua experiência como usuário do Facebook.

Estava navegando pelo Facebook e do nada recebeu uma mensagem inbox, indicando alguma promoção ou sugerindo alguma ação que você deva fazer.

Para quem não sabe, esses são os chatbots e estão fazendo o maior sucesso nas redes sociais das empresas.

O que são Chatbobts?

Chatbots são robôs que enviam mensagens automatizadas via Messenger. Através da estratégia certa, as empresas conseguem segmentar seus públicos e oferecem assim conteúdos e ofertas certas para os usuários que realmente se interessam por aquele assunto.

E pra quem pensa que é fogo de palha e que depois de um tempo essa tendência não vai continuar se engana. Segundo a Gartner, até 2020, 85% das interações entre clientes e empresas serão feitos através dessa inteligência artificial.

Ao mesmo tempo que as empresas como Facebook reduziram as interações orgânicas, incluindo essa mudança no algoritmo do Facebook que favorece publicações de amigos e parentes do usuário, essa ferramenta vem como uma forma de reverter esse quadro a favor das empresas.

Para que serve?

Existem várias finalidades para os chatbots para as empresas. Mas as principais delas são:

-Realizar transações de e-commerce, como acompanhar ou fazer pedidos;

-Permite fazer um bom atendimento ao cliente através de perguntas que ajudam a segmentar o público da página;

-Oferecer conteúdos interessantes de acordo com a persona. E vale texto de blog, vídeos e muito mais que a sua empresa possa oferecer.

Isso sem falar que os chatbots permitem que ao mesmo tempo que a mensagem automatizada seja enviada, o setor de atendimento da sua empresa possa interagir com esse usuário na hora. Olha que incrível!

Como fazer?

Atualmente, algumas empresas oferecem esse tipo de serviço, como Manychat, Chatfuele Smark.io, Messenger.fb (do Facebook). Com algumas diferenças, cada uma atende ao propósito do chatbot que é automatizar as mensagens através do usuário. Alguns inclusive oferecem uma versão grátis, logo todo mundo pode apostar nessa ferramenta.

Conclusão

Mas para que as suas estratégias possam dar algum resultado positivo, você deve pensar no fluxo que o usuário vai fazer até atingir o objetivo da sua ação. Isso é importante pois assim você consegue analisar todas as possibilidades e assim fazer um caminho certo para que o usuário seja direcionado sem distrações.

Através da estratégia certa, os chatbots podem se tornar virais e atrair uma atenção positiva de forma espontânea para a sua marca. Por isso que é importante você conhecer o seu cliente e elaborar conteúdos interessantes para ele nas redes sociais.

Ah, e lembre-se de mensurar os resultados pois é através deles que você consegue ter uma análise mais detalhada do que está dando certo, o que pode melhorar e muito mais. Por meio desses dados, você encontra a fórmula ideal para que o chatbot dê o resultado que você espera para a sua empresa.

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Lucas Corrêa
Lucas Corrêa
Head of Marketing, Professor nos cursos de Administração e Marketing. Apaixonado por sua Família e Mídias Digitais.

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