Por que investir no posicionamento digital do meu negócio?

Pessoa trabalha marketing digital

Geração de demanda com marketing digital

Antigamente era comum pensar que um bom posicionamento digital era preocupação de empresas digitais que precisavam realizar investimento para ganhar visitantes e clientes. Más hoje em dia, ficou claro que ter uma visibilidade e um posicionamento digital deve ser um objetivo para todas as empresas e projetos.

Neste artigo vamos demonstrar  porque é importante investir no posicionamento digital do seu negócio, mesmo que ele não seja 100% online.

  • Tecnología: 

O motivo principal para investir em marketing digital, com certeza você já sabe: o consumidor atual está conectado as 24 horas dos 365 dia do ano.

Não importa a natureza do seu negócio, o seu cliente está sendo impactado por anúncios digitais o tempo inteiro através do telefone, nos diferentes sites que ele visita, nas redes sociais, plataformas de vídeo como YouTube, e qualquer quantidade de aplicativos.

Por isso é importante pensar numa estratégia para geração de demanda, para que seus clientes conheçam a sua marca e a solução que oferece.

Dicas para investir no posicionamento digital do seu negócio

  • Conheça o seu público 

Para saber impactar o seu público da forma correta, é importante que antes de começar qualquer campanha  a sua empresa conheça quem é o seu público.

É importante entender com quem você está falando, quais são os gostos, costumes e o mais importante de tudo, saber como o seu produto ou serviço pode contribuir na solução dos problemas deles.

Para conhecer o seu público é importante definir o público alvo, identificar quais são os perfis que comprariam o produto ou serviço da sua marca. Onde eles estão, que tipo de informação consomem e qual é o melhor jeito de conversar e atingir essas pessoas.

  • Utilize métricas 

Atualmente estamos vivendo na época da informação, hoje mais do que nunca é possível medir com número reais os resultados das suas campanhas. Uma das vantagens de investir no mundo digital, é porque é possível saber quantas pessoas você atingiu e também quantas converteram nos seus anúncios. A consequência é conhecer e quantas transformaram-se em novos clientes. 

Por isso aproveite, use as métricas para conhecer os seus resultados, saber em qual plataforma seus anúncios têm melhor performance e entender como poderá atingir seu público de uma forma sustentável e efetiva. 

  • Faça da otimização uma rotina 

Com os resultados na sua rotina de trabalho que servirá não apenas para entender em qual momento sua empresa está. Isso também facilitará conhecer os pontos que devem ser melhorados, como quais mídias funcionam melhor, quais públicos performaram melhor, etc.

Plataformas de mídia paga e tipos de anuncio

Desde a sua criação, o mundo digital vem evoluindo constantemente, cada dia nascem novas redes e formas de atingir os públicos. Se você ainda está duvidando sobre quais são a plataformas onde deveria criar os seus anúncios e campanhas de marketing digital, estas são as principais plataformas:  

  • Google Ads;
  • Facebook Ads;
  • YouTube Ads;
  • Instagram Ads;
  • LinkedIn Ads;
  • Bing Ads;
  • Native Ads;

É importante lembrar que existe uma outra forma de criar e veicular publicidade nos meios digitais, se trata dos influenciadores digitais. Esta estratégia tem a grande responsabilidade de atrair novos clientes  graça aos influenciadores que seu cliente segue. 

Sobre os tipos de anúncio, também existe uma grande quantidade que dependerá da plataforma utilizada, do orçamento planejado e do objetivo que sua marca quer atingir.

  • Links patrocinados

É o formato mais conhecido nas estratégias de marketing digital. São aqueles anúncios que aparecem nos resultados de pesquisa do Google (AdWords), por exemplo. O anunciante paga por um determinado número de impressões para que cada vez que uma pessoa procurar algo relacionado com seu negócio. Este aparecerá o anuncio antes que os resultados da busca orgânica.

  • Rede display

Os anúncios de display são aqueles que aparecem em diferentes sites que são parte da rede. Estes anúncios podem ser em formato de vídeo, banner e também anúncios de texto.

Os avisos em redes sociais dependem muito da rede social, por exemplo no instagram, o anúncio pode aparecer como una publicação no seu feed ou nos stories, no Facebook, na versão desktop pode aparecer na parte lateral da interface do site.

  • E-mail marketing

São aqueles e-mails enviados pelas marcas e empresas anunciando alguma promoção, divulgando algum conteúdo ou alguma novidade com a marca. 

Se lembre que este tipo de anúncios podem ter diferentes objetivos, e fazem parte de uma estratégia maior para aumentar a receita da sua empresa.

Glossario e métricas

Se você está apenas dando os seus primeiros passos no mundo do marketing digital é importante conhecer alguns termos para facilitar o entendimento para que  a curva de aprendizado seja muito mais rápida e simples: 

Google AdWords: 

É a plataforma de Google para criar e gerenciar anúncios ou links patrocinados no mundo Google. O registro na plataforma é completamente gratuito, só precisa de ter uma conta de e-mail com Google. 

Busca orgánica:

Trata se dos resultados que aparecem em Google ou outras plataformas de forma natural, ou seja sem pagar por aparecer na posição 

Busca paga

São os resultados que aparecem em Google ou outras plataformas de forma paga, ou seja, que o anunciante paga ao Google para aparecer nos primeiros lugares dos resultados. 

SEM: Seu nome em inglês: Search engine marketing é um conjunto de estratégias para que seu site ou o site da sua empresa apareça nos primeiros lugares, o SEM é dividido na parte paga (anúncios) e a parte orgânica (SEO)

CTR: Utilizado para medir a performance do anúncio, consegue saber qual a frequência com que os usuários clicam no anúncio. Este número é o resultado da quantidade de cliques e a quantidade de vezes que anuncio apareceu. 

CPC: Significa Cost per clic, e faz referencia ao valor pagado por cada vez que o público clica no anunico 

CPA: É o custo por aquisição, a média do dinheiro investido e a quantidade de conversões que teve a sua campanha 

SEO: São as siglas de Search Engine Optimization, e é um conjunto de estratégias que ajudam com que seu site apareça nos primeiros lugares do Google sem ter que pagar por isso, estas estratégias são de longo prazo e resultam bastante benéficas para o domínio de seu site.

Para obter sucesso com suas estratégias de marketing digital, além de aplicar as dicas aqui compartilhadas, será importante contar com uma equipe qualificada de profissionais que consiga os melhores resultados e otimize o seu investimento, Conte com a  Linkideia para desenvolver uma estratégia que garanta a entrega e decole com o seu negócio no mundo digital. Faça o seu diagnóstico especializado de marketing digital agora

 

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