Correr atrás de novas vendas ou priorizar a fidelização dos clientes: o que é melhor?

Não é novidade para o mercado que a fidelização de clientes é uma grande vantagem para manter os lucros da empresa. No entanto, sabemos que é muito comum empresas focarem todos os seus esforços em novas vendas.  A Linkideia vai desmistificar esse assunto para que você saiba o que é melhor para o seu negócio.

Primeiramente é muito importante entender que vender para um cliente novo custa entre 5 e 7 vezes mais do que fidelizar um cliente. E quem diz isso é ninguém menos que Philip Kotler, o pai do marketing.

Para quem ainda não conhece como funciona a jornada de compra do cliente, recomendamos a leitura sobre o tema para entender que existem muitos passos desde a descoberta da sua marca por parte do cliente até chegar ao momento da compra. Essa é a principal razão pela qual o custo de conquistar novos clientes é maior.

Jornada de compra do novo cliente

Para entender melhor como isso funciona, quando se deseja expandir a carteira de clientes, é necessário que novas pessoas encontrem o seu produto ou serviço. Essa não é uma tarefa tão simples e barata. 

Mesmo que a sua empresa não tenha o hábito de investir dinheiro em mídias pagas (Ads), certamente já investiu em estratégias de marketing digital, envios de e-mail, equipe de atendimento, ou mesmo posts em redes sociais. Tudo isso tem um custo para não só atrair, mas conquistar o novo cliente.

Calma! A ideia aqui não é vilanizar as ações de marketing para angariar novos clientes. Elas também são fundamentais para o negócio! Porém, cabe ressaltar que o cliente que já consumiu a sua marca e gostou não precisa passar novamente por todas as etapas da jornada de compra até decidir comprar novamente.

Relacionamento com o cliente é essencial

Quando um consumidor compra seu produto ou serviço você já tem informações suficientes para manter um relacionamento com ele. Esse consumidor já enxergou valor em sua marca, então a chance de recompra é muito maior.

Por isso, mantenha sempre contato com clientes da sua marca, seja com estratégias de e-mail ou mesmo redes sociais. Melhore a experiência dele a cada vez que ele comprar de você e ofereça benefícios para clientes fiéis. Essa é uma maneira de você nunca perdê-los de vista.

Quanto custa uma nova venda?

O Custo por Aquisição de Cliente (CAC) é um importante indicador para o desempenho de suas campanhas. Ele permite visualizar o custo empregado para atrair um cliente e alimentá-lo com informações até que ele realize a compra.

Por isso, além de manter os clientes que já compram de você, a partir do momento em que novas estratégias de marketing são empregadas para adquirir novos clientes, elas devem ser frequentemente monitoradas para garantir que estejam dando o resultado esperado.

O cálculo para averiguar o CAC é muito simples: basta dividir a quantidade de dinheiro investido pelo número de clientes que esse investimento trouxe para a sua empresa. Esse número deve estar o mais próximo possível de sua meta.

Vale lembrar também que de nada adianta investir dinheiro em várias estratégias digitais para adquirir clientes novos se a marca não for capaz de reter os clientes antigos. Seria como encher um balde furado no fundo: ele nunca ficará cheio.

Assim, a conclusão que se tem é que ambas as estratégias são importantes. O equilíbrio entre elas é o que garante que o seu negócio não precisará gastar rios de dinheiro para adquirir clientes novos, já que os clientes fiéis a sua marca, além de continuarem consumindo ainda podem fazer a propaganda mais barata do mundo: o boca a boca.

Para saber mais sobre estratégias de marketing para reter clientes e conseguir novos, entre em contato com a nossa equipe de especialistas!

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