Saiba como criar uma máquina digital de geração de demanda

Nas últimas décadas o mercado de consumo mundial tem evoluído numa velocidade muito alta, as mudanças no mundo digital são cada vez mais frequentes e as marcas passaram a se adaptar ao novo consumidor.

Se você está pensando numa estratégia para aumentar suas vendas online, o primeiro a se pensar é na melhor forma de geração de demanda para o produto ou serviço que seu negócio oferece. Por isso, neste artigo, você conhecerá possibilidades  de como criar uma máquina digital de geração de demanda. 

O mercado online acena como uma grande oportunidade para as pessoas e negócios. Muitas vezes, aquelas que desconhecem esse ambiente, têm a impressão de que pode ser difícil, caro ou que precisa de muito conhecimento para ter sucesso na internet.

A boa notícia, é que hoje são muitas as ferramentas que permitem criar uma máquina digital de geração de demanda para o seu negócio, saiba como,  e o que você precisará  entender sobre o tema:

Como criar uma máquina digital de geração de demanda

  • Estabelecer o seu público. 
  • Captação de leads com Inbound Marketing. 
  • Criação de estratégias de conteúdo. 
  • Estratégias de conversão e qualificação de leads.
  • Otimização de canais SEM.

Uma estratégia para geração de demanda pode incluir diferentes atividades. O principal objetivo poder ser dividido em 3 partes:

  1. Fazer com que os usuários conheçam a sua marca.
  2. Fazer com que os usuários saibam sobre o produto ou serviço que sua marca oferece.
  3. Fazer com que seus usuários entendam que precisam da solução que você disponibiliza.

Para atender cada um desses objetivos, existem diferentes metodologias que em conjunto formarão a máquina digital de geração de demanda da sua empresa.

Estabelecer o seu público

O primeiro passo para a criação da sua máquina de geração de demanda será conhecer o seu público. Sim! hoje você precisa definir quem é o seu público e como pode ser impactado pela sua empresa. 

Para isso é importante definir o perfil das pessoas  que você quer alcançar e a jornada que levará aos seus usuários pelo processo  de vendas, desde o primeiro contanto com a marca até a pós venda. Aqui você conhecerá diferentes características como dados demográficos, mas também as dúvidas do seu público, seus gostos, os métodos de comunicação que usam para poder ser mais certeiros na hora de atingir e captar os leads, entre outros. 

Captação de leads com Inbound Marketing

Após a definição das pessoas  e da jornada do cliente do seu negócio, será importante agora, começar com a captação de leads. Existem diferentes táticas de Inbound Marketing que você pode utilizar na sua estratégia de geração de demanda. Um componente essencial para o funcionamento do Inbound Marketing é Marketing de Conteúdo, que explicaremos logo abaixo.

Criação de estratégias de conteúdo

Para que o seu público reconheça sua empresa ou marca como uma opção na hora de procurar por determinado produto ou serviço, você deverá ganhar a confiança do usuário e se apresentar como uma autoridade no tema, sem importar que se trate de uma empresa de consultoria de negócios ou uma livraria, é importante posicionar a sua empresa como líder no tema e a melhor forma de conseguir isso, é através das estratégias de produção de conteúdo, ou Marketing de Conteúdo. 

Se você já pesquisou sobre o tema, com certeza alguma vez escutou falar que na internet o conteúdo é o rei, e embora pareça uma frase cliché, realmente é o conteúdo quem vai ajudar a captar leads,trataremos disso logo a seguir. 

Para um melhor entendimento, vamos a um exemplo: Imagine que você é dono de uma empresa de seguros, sendo assim, uma das pessoas  definidas para o seu negócio é Pedro, de 32 anos, que acabou de comprar um carro e está procurando um seguro para seu carro. 

O comportamento esperado do Pedro será entrar na internet, e procurar no Google Seguro para carro. Provavelmente Pedro encontrará muitos resultados com valores especiais para comprar seu seguro, mas acontece que Pedro nunca comprou um seguro de carro e não sabe como funciona nem quais são as vantagens de ter seu carro segurado. Por este motivo, Pedro não está pronto para comprar nesse momento, mas está pronto para iniciar a sua jornada, começando pela fase do conhecimento, é aqui onde a sua marca pode cativar ele com um conteúdo explicando tudo o que ele precisa saber antes de comprar um  seguro para seu carro. 

Desta forma, quando Pedro estiver pronto para realizar a compra, ele não terá dúvida de qual fornecedor escolher, já que a sua marca se posicionou como autoridade no assunto e ganhou a confiança dele. 

Assim, com a criação de estratégias de conteúdo você pode aumentar demanda por canais digitais e ganhar a confiança do seu público.

Estratégias de conversão e qualificação de leads

No Inbound Marketing existem ferramentas que possibilitam a identificação de leads qualificados, segmentação e outras estratégias de conversão como envio de e-mail marketing ou a criação de automação. Todas estas ferramentas ajudaram a sua empresa gerar leads interessados nos seus conteúdos e na solução que você apresenta.

Otimização de canais SEM

Seja no Google ou nas redes sociais, é importante ter presença no lugar que o seu público esteja. Os anúncios pagos conseguem chegar a mais pessoas e são a forma mais rápida e efetiva para que as pessoas conheçam a sua marca, por isso, é uma estratégia indispensável na criação de uma máquina para gerar demanda da sua marca. Você pode pensar, Tudo bem, mas O que anunciar? 

Lembra que falamos sobre a criação de conteúdo para o seu público? Continuando com o exemplo da empresa de seguros para carro, que tal seria anunciar um e-book sobre qual o melhor tipo de seguro para seu carro? Com a tecnologia de hoje, é possível segmentar o seu público de uma forma assertiva e aparecer para as pessoas que estão realmente interessadas, seria o início de uma jornada com a sua marca. 

Agora que você já conhece um pouco mais sobre estratégias digitais para geração de demanda, confira o diagnostico especializado de marketing digital preparado pela Linkideia, para fornecer uma estratégia mais assertiva para sua marca. 

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