10 dicas para o seu e-mail marketing não virar um spam

O e-mail marketing ainda é uma das melhores estratégias de nutrição de leads. Porém, quem trabalha com esse canal sabe que existe um grande número de clientes que deletam o e-mail sem sequer abri-lo, ou até alocam na caixa de spam ou cancelam sua inscrição. Por isso, é importante saber que não basta apenas escrever um e-mail bonitinho para despertar o interesse dos seus leads. Existem técnicas específicas para engajar pelo e-mail marketing e para ele não virar um spam. Nós vamos te dar 10 dicas valiosas neste artigo.

Dica #1: Capriche no assunto

Os smartphones exibem apenas os 47 primeiros caracteres do assunto do e-mail. Então é necessário ser criativo e até fazer uso de gatilhos mentais para chamar a atenção do público. 

Dica #2: Chame o lead pelo seu nome

Com tantos e-mails que chegam diariamente, o cliente muitas vezes deleta tudo no modo automático. Ao inserir o nome dele no assunto e no corpo do e-mail você mostra que o conteúdo daquele e-mail foi personalizado para ele. Existem plataformas de automação que fazem isso para você.

Dica #3: Não esqueça de usar várias imagens

O ideal é balancear a quantidade de texto e de imagens no seu e-mail. Textos muito longos dificilmente cairão no gosto do cliente. Então busque algo mais dinâmico e imediato. 

Dica #4: Evite as palavras proibidas

Talvez você não saiba, mas existem vários termos que caracterizam seu e-mail como spam. Alguns exemplos são: Grátis, desconto, $$$, compre agora, clique aqui, pré-aprovado etc. Então tome cuidado com essas expressões! É melhor desenvolver um texto moderado, mesmo que seja para promoção.

Dica #5: Utilize links

Sempre que quiser direcionar seu lead para alguma ação, a melhor forma de fazê-lo é disponibilizar o link no e-mail. Mas atenção, o link deve estar não somente no texto, mas em botões no próprio e-mail e até em imagens, para facilitar o acesso do leitor.

Dica #6: Não se esqueça do CTA

No marketing digital é extremamente importante utilizar o call-to-action em praticamente todas as estratégias. Esse é o mecanismo que incentiva o lead a realizar alguma ação. Então não se esqueça de dizer para o lead o que ele deve fazer e acompanhar se ele, de fato, fez o que você esperava.

Dica #7: Envie um teste antes

Esta etapa é muito importante para verificar vários aspectos, como: se todos os links estão funcionando corretamente, se todas as imagens estão carregando, se o seu e-mail jogou o e-mail no spam automaticamente, se existem erros no texto etc. É sempre bom que mais de uma pessoa olhe e aprove o e-mail, pois sempre há algo a melhorar!

Dica #8: Cuidado com as listas de contatos!

Uma prática antiga e muito comum era a compra de listas de transmissão, isto é, listas de pessoas que não se cadastraram para receber o seu conteúdo. Essa prática, além de ser uma furada, já que os leads não têm interesse no seu produto ou serviço, ainda é ilegal, segundo a LGPD. Então, cuidado! Envie seus e-mails apenas para quem deseja recebê-los. Também tome cuidado com listas antigas e desatualizadas, pois podem gerar descontentamento dos clientes. E mais uma dica importantíssima: Sempre disponibilize o botão de cancelar a inscrição, já que é direito do cliente ter seu e-mail excluído da lista de contatos, garantido pela LGPD.

Dica #9: Não envie e-mails em excesso

É fundamental manter um calendário de envios. Porém é necessário ter cuidado para não enviar e-mails demais. Isso pode incomodar o cliente e fazer com que ele cancele sua inscrição. Então lembre-se de ser moderado!

Dica #10: Produza bons conteúdos

Nós sempre falamos sobre a importância de produzir bons conteúdos, que engajem o público. Por isso, mesmo que seja um e-mail para uma promoção, pense num conteúdo interessante para o público. A venda sempre é trabalhada com algo a mais. Então use a sua criatividade para cativar os clientes.

Dica bônus

Para o seu e-mail marketing não virar um spam, tenha uma equipe de marketing digital que poderá criar bons conteúdos e gerar bons resultados com uma estratégia de e-mail marketing atrelada a outras estratégias digitais. Lembre-se que o sucesso está em todo o conjunto de ações simultâneas, e que a sua estratégia deve sempre estar ajustada à realidade da sua empresa. Fale com a nossa equipe para saber mais!

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