Conheça o Google Trends e saiba como melhorar o seu conteúdo

O que é Google Trends?

Google Trends, como o próprio nome sugere, é uma ferramenta de pesquisa de tendências relacionadas às palavras-chaves utilizadas no buscador. 

A plataforma é totalmente grátis e é uma importante aliada nas ações de inbound marketing, já que indica a popularidade de termos que podem estar relacionados ao seu negócio, em determinado período de tempo e localização. 

Como funciona o Google Trends?

Na tela inicial do Google Trends é possível visualizar os principais assuntos que estão sendo buscados no mundo já divididos por localização. Também é possível encontrar um ranking das pesquisas que estão em alta no país de onde é acessado.

Mas como a ferramenta sabe quais são as tendências de pesquisa? Ela utiliza o banco de dados do Google e de outras plataformas, como o Youtube, e cria um gráfico com todas as variações de palavras-chaves que foram utilizadas na busca sobre determinado assunto. 

Ao fazer uma pesquisa sobre determinado assunto, a ferramenta irá exibir o interesse ao longo do tempo, uma divisão do interesse por sub-região, assuntos que estejam relacionados e também consultas relacionadas.

Como utilizar o Google Trends?

1. Pesquise por um assunto ligado ao seu negócio.

2. O Trends te apresentará um gráfico de interesse no assunto ao longo do tempo. Você poderá filtrar esse gráfico por região e reduzir o espaço de tempo para ter um resultado mais específico. Também poderá filtrar por categoria e pelo tipo de pesquisa Google (web, imagens, shopping etc).

3. Na página de resultados, é possível comparar duas ou mais palavras-chaves para ver qual é mais buscada no Google, e assim direcionar melhor o seu conteúdo.

4. Logo abaixo do gráfico, é possível verificar o interesse por região.

5. Em seguida você encontra os assuntos relacionados à sua pesquisa e palavras-chaves utilizadas em consultas relacionadas.

Por que é importante utilizá-lo?

Para quem deseja produzir e entregar conteúdo relevante é imprescindível acompanhar o nível de busca de palavras-chaves relacionadas ao seu negócio. Isso porque elas indicarão as tendências de pesquisa de palavras-chaves entre os usuários do Google, e fornecer conteúdos que alimentem essa demanda te dá mais visibilidade, gera maior engajamento e te coloca à frente de muitos concorrentes.

Além disso, ter as respostas para o que o seu público está buscando aumenta suas chances de ser encontrado. Nós podemos te ajudar a utilizar essa ferramenta a seu favor para fomentar as suas estratégias de marketing digital. Cadastre-se em nossa página para obter um diagnóstico especializado de marketing digital. O sucesso de sua empresa está a poucos cliques!

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