Aprenda a diminuir o custo por lead (CPL) nas suas campanhas

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Antes de aprender mais  sobre o custo por lead, é necessário entender o que é um lead e qual a sua importância para as empresas que estão no mundo digital. Por isso recomendamos a leitura do nosso Guia prático sobre leads.

Ao investir em estratégias de marketing digital, sua empresa será vista por um grande número de pessoas, dentre as quais estarão os seus leads. Assim, o que vai garantir o sucesso da sua estratégia digital é a relação entre o custo dela pelo número de leads. Em outras palavras, quanto menos um lead custar para a empresa, mais bem aproveitado será o investimento.

Como calcular o custo por lead?

A fórmula para calcular o custo por lead (CPL) é a seguinte:

CPL = custos com geração de leads/ total de leads gerados

Quanto menor for o resultado dessa conta, melhor será o seu retorno sobre investimento (ROI). Para quem não sabe, o ROI é uma métrica utilizada para saber se os investimentos feitos por uma empresa estão gerando lucro ou prejuízo. Esse indicador é fundamental para a tomada de decisões acerca das estratégias adotadas por qualquer empresa. Por isso é essencial contar com profissionais que saibam interpretar esses dados para otimizar estratégias digitais.

Como diminuir o custo por lead?

Agora que você já entendeu a importância de otimizar os seus investimentos em estratégias digitais, aqui vão algumas dicas de como reduzir o custo por lead, fazendo com que o retorno sobre o seu investimento aumente e, claro, atrair cada vez mais clientes com interesse pelo seu produto ou serviço.

Otimize suas Landing Pages para conversão

Elas são excelentes ferramentas de captura de leads, desde que tenham o conteúdo que eles procuram.

Melhore o desempenho do seu site

Não só utilizando uma boa plataforma, mas também investindo em SEO e Inbound Marketing.

Segmente melhor sua campanha

Seja pelo Google Ads ou Facebook Ads, o segredo para obter bons resultados em anúncios pagos é saber segmentar o público com possível interesse no seu produto. Assim o custo será por clique de pessoas que realmente possam se tornar clientes.

Não se esqueça das palavras-chave negativas!

Assim como as palavras-chave são importantes para que os leads encontrem a sua empresa, as palavras-chave negativas são importantes para manter distantes as pessoas que dificilmente consumirão seu produto ou serviço. É uma dica de ouro para diminuir o seu custo por lead.

Use anúncios de pesquisa responsivos

Já falamos aqui no blog sobre a rede de display do Google e as vantagens que ela oferece para o anunciante. Os anúncios responsivos serão exibidos no espaço destinado à publicidade dos sites parceiros do Google. Nesse sentido, o próprio Google criará de adequará o seu banner ao formato de cada site parceiro, o que já economiza o custo com designer, por exemplo.

Um detalhe importante sobre o custo por lead é sempre levar em conta o ticket médio. Esse é um importante indicador de comportamento do consumidor. Em outras palavras, ele mede o valor médio gasto pelos clientes em sua empresa. Isso quer dizer que não se pode considerar somente a quantidade de leads gerados, mas também a capacidade deles de gerar lucro para a sua empresa. 

Mesmo com todas essas dicas, para quem não é especialista em marketing é normal que se sinta um pouco perdido. Existe um conjunto de ações que devem ser coordenadas da melhor forma para garantirem uma boa performance da sua empresa na internet. Então, que tal entrar em contato com o nosso time de especialistas para obter um diagnóstico especializado em marketing digital? Este é um bom começo para reposicionar o seu negócio! Saiba mais.

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