CRM: Chegou a hora de melhorar a gestão dos seus clientes!

Quem já teve contato com marketing digital em algum momento deve ter se deparado com a sigla CRM. Então, primeiramente vamos explicar o que ela significa e como o CRM funciona. A sigla vem do termo em inglês Customer Relationship Management, que significa gestão de relacionamento com o cliente.

O nome dessa ferramenta de marketing já chama a atenção para a necessidade de gerenciar o relacionamento com o cliente desde o primeiro contato. O CRM é, portanto, primordial para quem deseja ter clientes fiéis e satisfeitos. 

Evidentemente toda empresa quer vender mais. Então se pensarmos em uma pequena empresa com poucos clientes, os profissionais que nela trabalham podem se dividir para desenvolver esse relacionamento tão importante com o cliente. Porém, à medida que o negócio cresce, torna-se cada vez mais difícil alimentar a relação com o crescente número de clientes. Então definitivamente a sua empresa precisa de um software de CRM  que automatiza a relação com os clientes, poupando tempo, reduzindo custos e aumentando lucros. É assim que um CRM funciona e é para isso que ele serve.

O que é CRM e como ele ajuda o seu negócio?

O software de CRM permite a reunião de dados de cada cliente em um único sistema. Assim, todas as informações relevantes sobre demandas de clientes estarão sempre à mão de toda a sua equipe. Com isso, as ações da equipe de vendas podem ser mais bem planejadas, sempre pensando em cada etapa do funil de vendas.

Isso quer dizer que a equipe de vendas conseguirá mais facilmente encontrar pontos de contato dos clientes com a empresa, o que permite uma abordagem mais eficaz e personalizada a cada um deles. Em outras palavras, ter um CRM em seu negócio permite mapear os interesses e anseios do seu cliente a cada visita, assim você saberá atendê-lo melhor.

Como pode perceber, o processo de vendas deixou de ser uma troca de um produto ou serviço por dinheiro. É necessário nutrir o cliente com informação. Portanto sua equipe de vendas passou a ser uma equipe de consultores, que sabem a importância de atender o cliente da maneira como ele gosta. Com isso, sua marca estará sempre presente nas decisões de compra dele.

Deste modo, é possível concluir que o CRM é fundamental para quem quer ter uma equipe que sabe vender o produto certo para o cliente certo. 

O que faz um CRM?

Existem dois tipos de CRM, cada um com as suas particularidades para atender a determinadas necessidades: O CRM local e o CRM na nuvem. Veja a seguir como cada CRM funciona.

CRM local: Esse é um tipo de software instalado em um computador servidor dentro da empresa. Deste modo, os dados ficarão restritos, isto é, somente para quem tem acesso a esse servidor. Ele envolve maior investimento inicial, já que precisará da aquisição de um servidor e de um profissional de TI para suporte e manutenção.

A desvantagem é que, por ficar restrito ao ponto de trabalho, em caso de falta de energia os dados não poderão ser acessados nem adicionados ao sistema.

CRM na nuvem: Como o próprio nome já diz, é um software que armazena dados na nuvem por meio da internet. Ao contrário do CRM local, esse software é um serviço prestado por especialistas a distância, o que retira a necessidade de uma equipe de TI. 

A maior vantagem desse tipo de CRM é que ele pode ser acessado de qualquer lugar e qualquer aparelho conectado à internet. Desse modo a equipe de vendas nunca ficará carente de informações.

Como o CRM ajuda na minha estratégia digital?

Os dados obtidos e armazenados através de um CRM são muito importantes para todo o processo de vendas. Porém, é necessário que clientes que já tenham tido algum contato com a sua marca no meio digital cheguem até sua equipe de vendas para cumprirem a sua jornada de compra. Portanto, tanto o CRM quanto uma boa estratégia de marketing digital fazem parte de um plano estratégico com muito entrosamento entre todas as fases. Isso é o que vai garantir melhores resultados para o seu negócio!

Então, se você está pensando em automatizar a gestão de dados dos seus clientes, saiba que em paralelo é necessário ter uma estratégia digital que otimize a utilização dessas informações para melhores resultados. Converse com a nossa equipe de especialistas sobre as ferramentas certas para o seu negócio!

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