Marketing e vendas: quem ganha com essa aliança?

A falta de aliança e integração entre as equipes de marketing e vendas é um problema enorme no ambiente corporativo e as empresas que ainda não perceberam isso devem começar a se preocupar. Essa integração entre os dois times, porém, é uma tarefa muito desafiadora. Por isso, este texto vai mostrar por que todos ganham com essa aliança.

Funil de vendas e jornada de compra do cliente 

Essa ferramenta de estratégia digital é extremamente importante para conduzir os clientes até o momento da compra e recompra. O funil de vendas e a jornada de compra funcionam como mapas cujas etapas correspondem e para cada uma há estratégias de marketing e vendas. Sendo assim, é fácil concluir que quando os departamentos não estão trabalhando de maneira alinhada há um descompasso entre eles. E quem perde com isso? O cliente e a empresa. 

Em outras palavras, não adianta o time de marketing comunicar algo a todo o mercado e esquecer de estruturar a parte de quem vai finalizar a venda. Esse tipo de incoerência é facilmente captado pelo cliente. Um exemplo: já foi em alguma loja com um cupom de desconto e a equipe de atendimento e vendas nem sabia do que se tratava aquele cupom? Isso é mais comum de acontecer do que você imagina!

Trabalhando em conjunto, o time de vendas saberá de todas as estratégias que a equipe de marketing está implantando, e poderá ainda contribuir com informações importantes captadas no dia a dia do relacionamento direto com os clientes. A equipe de marketing precisa dessas informações e demandas captadas pela equipe de vendas para melhorar suas estratégias. Do mesmo modo a equipe de vendas precisa de informações sobre o cliente que chega até ela e sob que argumentos o marketing o trouxe. 

Ambiente digital x Ambiente físico

A equipe de marketing possui um universo de dados disponíveis na rede sobre cada consumidor a apenas um clique de distância. Então quando o assunto é captação, não é difícil obter informações. Mas será que o time de marketing conhece todas as demandas dos clientes quando chegam à loja física?

O melhor dos mundos é ter todos os dados da rede somados às observações de demandas de quem está em contato direto com o cliente todos os dias. Isso porque, em marketing, dados soltos não fazem bons negócios. O segredo está no cruzamento de informações para decisões estratégicas mais acertadas. E esse tipo de análise só é possível quando as duas equipes trabalham juntas para desvendar quem é e o que quer o cliente. Quem ganha com essa aliança e integração dos times de marketing e vendas? Absolutamente todos os envolvidos!

Setores competindo

Quando os times de marketing e vendas não têm consciência da importância do trabalho de um para o outro, é comum observar conflitos entre as duas áreas. Isso se deve ao fato de a empresa apresentar resultados ruins e um setor acaba querendo responsabilizar o outro. 

Empresas que visam bons resultados já perceberam que é muito mais vantajoso ter setores parceiros em vez de setores competindo entre si. E mais, essa competição gera inclusive conflitos diretos e acaba com o clima organizacional. Então invista nesses encontros entre os dois times e facilite a construção desse relacionamento. 

Não adianta apenas pedir que os dois times conversem. Essa é uma cultura que se cria todos os dias. Quanto mais cabeças com visões diferentes pensando o futuro da empresa, melhores serão seus resultados. 

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