Chega de fotos! Agora o foco do Instagram são os vídeos

O consumo de conteúdos em vídeo está consolidado e em crescimento no Brasil. Segundo dados da Agência Brasil, 74% dos usuários da internet consomem esse tipo de conteúdo. Por essa razão, o head do Instagram quer dar um basta nas fotos. Agora o Instagram assumiu publicamente que irá focar nos vídeos. A sua empresa está preparada para essa mudança? 

De fotos a vídeos – O que fez o Instagram mudar de foco?

A rede social já estava em um movimento que favorece o consumo de vídeos muito antes de vir à tona a fala do chefe do Instagram. O lançamento dos stories na ferramenta em 2016, e, posteriormente, do IGTV e do Reels já sinalizava que a rede social estava se modernizando para acompanhar essa tendência. 

Nesse meio tempo, surgiram novas redes sociais, como o esquecido Snapchat e o famoso TikTok, além do YouTube, que fizeram muito sucesso, especialmente entre o público mais jovem. Esse é um indicativo de que as próximas gerações são grandes consumidoras de conteúdos em vídeo, o que ligou o alerta do Instagram, que até então era mais voltado para o compartilhamento de fotos. 

Como a sua empresa pode se adequar a esta mudança?

A resposta para esta pergunta é muito simples: entregando mais conteúdos em vídeo. Calma! Não precisa pensar em fazer superproduções, com câmeras e equipamentos de áudio profissionais. Isso seria inviável para a maioria das empresas. Existem maneiras mais simples de se adaptar ao novo foco do Instagram produzindo vídeos, veja a seguir:

Tenha um porta-voz que fale pela empresa.

Pode ser um dos sócios ou mesmo um funcionário que grave pequenos vídeos mostrando a rotina da empresa, tutoriais, novidades e lançamentos. O mais importante não é ter vídeos com edição e roteiro perfeitos, mas sim a humanização das redes sociais. As pessoas gostam de ver a vida real das empresas. 

Os primeiros 3 segundos são os mais importantes.

O seu conteúdo em vídeo tem apenas 3 segundos para que o espectador tome a decisão de vê-lo até o final ou não. Portanto, lembre-se: a regra é prender a atenção.

Crie legendas interessantes.

Para não precisar criar vídeos muito longos e difíceis de editar, você pode tratar dos pontos mais importantes em vídeo e complementar com informações adicionais nas legendas. Esse casamento entre vídeo e legenda é uma ótima estratégia para a produção de conteúdo. 

Não poste fotos, faça um vídeo com fotos.

Se você está lançando um novo produto, por exemplo, em vez de postar as fotos dele, que tal montar um vídeo com as fotos e textos ressaltando seus atributos? Fica muito mais dinâmico e interessante para quem acompanha sua página. 

Depoimentos dos clientes.

Os clientes satisfeitos com a sua marca podem te dar um feedback em vídeo para que você compartilhe no Instagram. Um simples depoimento de um cliente feliz faz com que outros clientes confiem em sua empresa e queiram comprar de você. 

Explore tendências.

Os Reels são uma fonte inesgotável de tendências. Normalmente são vídeos simples e com foco em humor. Esse tipo de conteúdo é muito interessante para gerar engajamento e compartilhamento. 

Faça lives e salve no IGTV.

As lives proporcionam muita interação com o público e podem ser postadas no IGTV, fornecendo um material em vídeo de muita qualidade.

Tenha aplicativos de edição.

Hoje existem inúmeros aplicativos que permitem que você corte partes do vídeo e até melhore a imagem de maneira rápida e prática. Sempre que gravar um vídeo, você poderá editá-lo com seu celular e já postá-lo no Instagram, sem precisar passar horas na frente do computador. 

A melhor estratégia para a sua empresa

A mudança de foco do Instagram deixa evidente a necessidade de ter profissionais que saibam identificar tendências e adaptar as estratégias digitais da sua empresa. A internet e os hábitos de consumo mudam rapidamente. Por isso, para ficar em dia com essas mudanças, conte com uma agência especialista em marketing digital. Fale com a nossa equipe para ter as melhores estratégias para a sua empresa. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *