5 dicas para estabelecer objetivos para o seu negócio

“Se você não sabe onde quer ir, qualquer caminho serve”: Se você já assistiu ao clássico Alice no País das Maravilhas certamente ouviu esta frase icônica do gato Risonho. Embora a frase se aplique muito bem para o mundo dos negócios, é muito difícil encontrar uma empresa que não tenha objetivos. O problema é que esses objetivos nem sempre são claros, o que dificulta o progresso da empresa. No marketing estratégico existem técnicas para ter objetivos possíveis e mensuráveis. Confira nossas 5 dicas para acertar em cheio nos objetivos do seu negócio.

1. Seja específico

Este é o maior erro cometido na hora de traçar os objetivos da empresa. É senso comum que as empresas desejam prosperar, crescer, ganhar mais dinheiro. Mas esses não podem ser os objetivos simplesmente porque não são específicos. E é assim que os objetivos se perdem.

Por isso, se o seu objetivo foi crescer, defina esse crescimento. O que é crescer para você? Aumentar o número de pessoas na equipe? Se mudar para um imóvel maior? Aumentar o lucro? Seja mais específico! Objetivos genéricos não te levam a lugar algum.

2. Defina objetivos mensuráveis

Como você saberá que suas ações estão te deixando mais perto dos seus objetivos se não puder mensurá-los? Nesse sentido é importante que seus objetivos sejam mensuráveis, isto é, que sejam traduzidos em números, algo palpável. Isso porque, de tempos em tempos, é necessário avaliar os resultados da empresa, que normalmente vêm em números, para saber se os objetivos foram alcançados. 

Com objetivos mensuráveis, é possível ter mais clareza do que cobrar da sua equipe e até oferecer bônus quando esta bate as metas. Mas vale lembrar que essas pequenas metas devem ser possíveis de alcançar para não desestimular seus funcionários.

3. Objetivos atingíveis

E por falar em metas possíveis para os funcionários, os objetivos do seu negócio devem ser igualmente atingíveis. Na hora de estabelecer objetivos é muito comum que os proprietários e pessoas da liderança da empresa coloquem seus sonhos como objetivos. Embora seja importante ter ambição, é necessário ter metas realistas. 

Um pequeno e-commerce que vende roupas dificilmente irá faturar 5 milhões no primeiro ano. E isso não quer dizer que a equipe é ruim ou que a empresa não prospera. Apenas é um objetivo muito descolado da realidade. E isso pode frustrar todos os funcionários, prejudicando muito o seu negócio. 

Os objetivos devem ser desafiadores, mas não impossíveis. E se você conseguir atingi-los antes do prazo, não significa que eram pequenos. É só comemorar e definir novos objetivos ainda mais desafiadores. 

4. Seja realista

Para que seja atingível o objetivo deve levar em conta a realidade do negócio. Este é um ponto muito importante, pois não é raro ver empresas que só se preocupam com a geração de demanda, mas sem coro para atendê-la. É como ter um pequeno restaurante com 8 mesas e 2 garçons e querer atender 500 clientes por dia. 

Conheça a capacidade de produção da sua equipe, suas instalações físicas e o quanto está disposto a investir no negócio todos os meses. Somente assim é possível estabelecer objetivos que estejam condizentes com a sua realidade. 

5. Defina um horizonte temporal

O que faz um objetivo ser desafiador é o período de tempo que ele leva para ser realizado. Não faz sentido estabelecer objetivos sem um prazo para que eles sejam alcançados. Objetivos sem prazo são inúteis para o seu negócio. O prazo é o que torna seus objetivos mais interessantes e o combustível que impulsiona seu negócio. 

E para situar seus objetivos em uma linha do tempo, pense em poucos objetivos, um de curto prazo, um de médio e um de longo prazo. Comece pequeno. É importante comemorar cada meta alcançada. É isso que mantém a equipe unida e na luta por um propósito.

Deixe que a sua equipe conheça os objetivos do seu negócio

Para ter uma equipe engajada em suas metas, elas precisam conhecê-las profundamente e saber exatamente quais papéis devem executar no caminho para atingi-las. Igualmente importante é fechar seus objetivos juntamente com a sua agência especializada em marketing digital para que seus resultados sejam ainda mais animadores. Um diagnóstico digital da sua empresa pode te auxiliar nessa tarefa de ter objetivos mais claros e possíveis. Agende a sua consultoria!

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