O que são NFTs e como eles impactam o marketing digital?

A sigla NFT significa “Token não fungível”, ou seja, é um ativo digital não trocável. Ao navegar pela internet, certamente em algum momento você já se deparou com essa sigla. Porém, não basta saber o que ela significa. Neste texto iremos aprofundar um pouco seus conhecimentos sobre NFTs e como eles impactam o marketing digital

O que são NFTs? 

O nome Token não fungível diz pouco. Por isso, para ilustrar melhor, vamos explicar como funciona. Um NFT é um ativo digital único, é uma tecnologia que permite registro de originalidade, com garantia de autenticidade assegurada por códigos criptografados. Normalmente os NFTs representam elementos virtuais, como uma obra de arte, uma fotografia, itens colecionáveis etc. 

Os NFTs atualmente movimentam um mercado de bilhões de dólares anualmente. Essa modalidade impede a reprodução dos ativos, o que dá um caráter de exclusividade ainda mais evidente. E é essa exclusividade que atrai colecionadores e investidores para a compra desses ativos digitais. 

NFTs e o marketing digital

Como vimos, os NFTs são produtos de grande exclusividade e com um valor bastante elevado. Esse é um mercado extremamente nichado e seleto. E esse conceito de tornar um ítem único é o que agrega muito valor aos NFTs. Nesse sentido, os NFTs representam uma nova era de comercializáveis com alto valor agregado e totalmente digitais. É o momento em que o marketing digital age em prol de uma venda totalmente digital, com um produto digital. 

Para Philip Kotler, o pai do marketing, em sua obra mais recente, o Marketing 5.0, a venda de NFTs é um marco da integração de tecnologias para gerar novos valores. No que diz respeito às marcas, os NFTs possuem um papel importante na construção de imagem que gera conectividade com seus clientes. Isso porque, devido ao seu caráter exclusivo, as marcas podem desenvolver itens digitais, como pinturas ou músicas, para cada cliente. Isso torna os laços ainda mais estreitos e o relacionamento muito mais próximo. 

Outro ponto bastante relevante é que, devido à sua natureza de produto digital, todos os custos e possíveis conflitos relacionados a logística, armazenamento, produtos com defeito, intermediários etc, são completamente inexistentes. É um mercado de luxo com itens feitos exclusivamente para cada cliente de forma direta. 
Os NFTs prometem revolucionar o marketing digital e o mercado nos próximos anos. É uma forte tendência, e por isso as marcas que estão em ambientes digitais devem ficar de olho. Para saber mais novidades sobre marketing digital e novidades que surgem nesse ambiente, acompanhe o Blog da Linkideia e nos siga nas redes sociais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *