Como utilizar o orçamento de marketing da sua empresa?

O orçamento de marketing, ou budget, como também é chamado, é a parte do orçamento da sua empresa destinada ao marketing e comunicação a fim de obter melhores resultados. Mas você sabe como utilizar o orçamento de marketing da sua empresa a seu favor? 

É fato que em empresas menores a verba de marketing não é um valor tão expressivo, pois a empresa depende diretamente do seu caixa para operar, e muitas vezes sobra pouco para investir. Por esse motivo, saber utilizar o orçamento de marketing de maneira inteligente traz bons resultados. 

Para que isso seja feito, a palavra-chave é: estratégia. Isso porque a internet é um universo imenso, e utilizar sua verba sem foco é a mesma coisa que jogar dinheiro fora. Por isso, confira nossas dicas do que fazer antes de investir seu budget. 

Observe os ambientes e o mercado

Sim, o primeiro passo é saber em que momento está a sua empresa. Para investir em marketing é necessário ter, além de verba, um time que irá executar as ações e avaliá-las. Por isso é necessário ter uma boa análise microambiental. 

Além disso, os fatores macroambientais também influenciam na otimização do orçamento de marketing da sua empresa. Por exemplo, de que adiantaria utilizar a verba para divulgar a inauguração de uma loja física se na mesma semana do evento o comércio for obrigado a fechar as portas devido à pandemia? Assim, observar os fatores que acontecem fora da sua empresa e dos quais você não tem controle permite ao menos que seu dinheiro não seja desperdiçado. 

 Time de marketing e time de vendas de mãos dadas

Um dos erros mais comuns das empresas ao traçar objetivos é visualizar as equipes de marketing e vendas como setores distintos que não devem conversar entre si. Empresas que possuem esses dois departamentos caminhando juntos estão muito mais próximas do sucesso. Isso porque o time de marketing precisa da vivência de quem está à frente nas vendas para estabelecer objetivos e conhecer melhor as demandas do público.

Traçar estratégias de marketing é uma atividade que precisa de muitos dados e observações. Assim, o time de vendas tem muitas informações relevantes a oferecer para o time criador da estratégia. Conhecendo as demandas dos clientes e os gaps da empresa, o time de marketing poderá traçar objetivos e assim chegar às melhores estratégias para atingi-los.

Defina as estratégias 

Como falamos no início deste texto, existem muitas estratégias possíveis em marketing digital. Por isso é importante ter os objetivos bem definidos para poder adotar estratégias que sejam mais efetivas para alcançá-los. 

Uma dica importante aqui é que os objetivos devem ser possíveis de serem alcançados e mensurados. Por exemplo, se você possui um objetivo de conquistar clientes do bairro onde sua empresa fica, uma estratégia de anúncio por geolocalização pode ser uma boa opção.

Outro exemplo, se você possui uma boa base de clientes cadastrados e irá lançar um produto novo. Identificando com a equipe de vendas as pessoas que podem se interessar, uma estratégia de inbound marketing direcionada a esses clientes também pode ser uma maneira de acertar o alvo investindo pouco. 

Para cada objetivo existem várias  estratégias de marketing. E para cada empresa existe a estratégia que dá melhores resultados. Por isso, uma boa maneira de otimizar seu budget de marketing é também escolher estratégias que já deram bons resultados outras vezes. 

Acompanhe os resultados

Com uma boa estratégia, não basta aplicar a sua verba e esperar que o milagre aconteça. É necessário ver se os números batem com o que era esperado. Nesse sentido, juntamente com os objetivos e estratégias devem ser estabelecidas as métricas para acompanhamento.

Nenhuma estratégia nasce 100% perfeita. Ajustes sempre são necessários no caminho. E isso não depende apenas da sua empresa e do seu produto. Consumidores mudam seus hábitos o tempo todo e a maneira de vender está em constante movimento. Então não hesite em analisar os resultados periodicamente e modificar sua estratégia conforme a demanda. Isso é parte do jogo!

E se a sua empresa não possui um time de marketing interno, não se preocupe! Nossa equipe pode te ajudar a ter a melhor estratégia. Sabendo como utilizar o orçamento de marketing da sua empresa de maneira otimizada, você obterá resultados positivos. Entre em contato conosco para saber mais!

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