Mudanças na jornada de compras pós-pandemia

Close-up of female hand holding smartphone. Young businesswoman sitting at laptop in office holding credit card and entering data on her mobile phone

Uma euforia tem tomado conta do mercado. Após um ano e meio de confinamento, as notícias sobre novas e mais vacinas chegando animam os empresários, que sonham em retomar o crescimento dos seus negócios. Porém, os efeitos provocados pela pandemia mudaram os modos de consumo para sempre. Então, confira as mudanças esperadas na jornada de compras pós-pandemia e aproveite este momento para adaptar seu negócio.

Mudanças na jornada de compras

A crise econômica proveniente da crise de saúde fez com que as pessoas repensassem suas compras. A compra por impulso diminuiu muito, até pelo fato de os consumidores não estarem em contato direto com o comércio físico. 

Outra mudança que causou uma revolução no comércio e nos modos de consumo foi a concentração de compras no ambiente digital. A digitalização do comportamento dos consumidores é uma tendência que já existia antes da pandemia, mas esta acelerou o processo.

E não apenas o modo de consumo foi afetado, mas o modo como os consumidores se relacionam com a marca. Nesse cenário, a maioria dos produtos e serviços são descobertos na busca Google e os consumidores passaram a interagir mais com as marcas por meio das redes sociais. 

Isso quer dizer que, mais do que nunca, a importância de ter uma presença relevante na internet é o que define o sucesso ou o fracasso de uma empresa. Além disso, passou a ser ainda mais necessário ter bons conteúdos capazes de aprofundar o conhecimento dos cientes acerca dos seus produtos. Ora, uma vez que o único meio de contato passou a ser o digital, o conteúdo que esclareça dúvidas é primordial. 

Por fim, outra facilidade trazida por essa nova forma de consumir é a rápida comparação de preços. Se antes o cliente precisava se deslocar de uma loja a outra, hoje ele possui sites que fazem um compilado e apresentam as melhores oportunidades. Por isso é ainda mais necessário estar sempre atento à concorrência e ter a melhor estratégia de marketing. 

Tendências de consumo pós-pandemia

Omnichannel – Esta é uma tendência que continuará crescendo nos próximos anos. Os clientes pesquisam praticamente tudo no Google, mas a internet ainda não consegue substituir a experiência oferecida pelo presencial. Assim, é preciso ter presença nos dois ambientes.

Acompanhamento da jornada de compra – Agora, mais do que nunca, é importante oferecer suporte para os clientes durante toda a jornada de compra. Afinal, ficou ainda mais fácil perder clientes por problemas com o pagamento, falta de estoque, atendimento e pós-vendas. 

Investimento em marketing digital – Em um ambiente altamente competitivo, como o digital, é necessário possuir boas plataformas de venda e atendimento. Igualmente importante é ter uma equipe de marketing que faça seu produto chegar ao conhecimento do consumidor. 

O que você precisa saber?

A conclusão que se tira de todas essas mudanças comportamentais que foram aceleradas pela pandemia é que a internet, daqui pra frente, irá ditar o ritmo dos seus resultados. Mesmo que a sua empresa não possua um e-commerce, as pessoas estarão em busca de contato e informações o tempo todo nos meios digitais. 

Por essa razão, é preciso ter profissionais de marketing que identifiquem as preferências do seu público e ofereçam as melhores estratégias para a sua empresa. Para acompanhar a jornada do seu cliente e melhorar seus resultados, fale com a nossa equipe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *