Marketing online ou offline: qual é o melhor?

Em primeiro lugar, cabe esclarecer que o marketing online e o offline não são antagonistas. Dependendo dos objetivos da sua empresa, as duas estratégias combinadas podem trazer excelentes resultados. Portanto a pergunta certa não é “qual é o melhor” e sim “quando cada estratégia é a mais adequada”. 

Nesse sentido, cabe ressaltar que as duas estratégias possuem distinções, como o canal por onde são implementadas. Assim, na maioria das vezes, essas diferenças são os elementos que temos para definir qual é a mais efetiva em determinado momento da empresa. 

Então, para te auxiliar a escolher qual é a melhor estratégia, o marketing online ou offline, neste momento da sua empresa, reunimos algumas informações relevantes. Confira!

Marketing offline

O marketing offline foi a primeira forma de se fazer marketing, ou seja, ele existe muito antes da chegada da internet à vida das pessoas. Assim, essa estratégia utiliza canais offline, como televisão, rádio, outdoor, jornal  e demais mídias impressas.

Mesmo com a chegada da internet, esses meios não se tornaram obsoletos, e ainda têm grande potencial de melhorar os resultados das empresas. Uma grande vantagem dessa estratégia é a sua abrangência massiva. Isso porque, o marketing digital depende dos dados coletados dos usuários para entregar a comunicação das empresas. Já um anúncio na TV aberta em horário nobre tem o potencial de atingir um público muito maior em uma única ação. 

Outro exemplo de marketing offline que traz bons resultados é para negócios locais que têm como objetivo impactar os moradores das redondezas com suas ações. Um pequeno supermercado, por exemplo, pode investir em folhetos promocionais com distribuição no bairro onde fica. É muito mais efetivo para esse objetivo do que investir em um site com ads. 

Além disso, como dissemos anteriormente, a sua empresa não precisa escolher entre marketing online e offline. Existem muitas empresas, por exemplo, que colocam em seus panfletos seus canais digitais, como site e mídias sociais. O Brasil possui grandes exemplos de empresas que têm como objetivo a ampla presença em todos os meios, e essas estratégias juntas são a receita para o sucesso.

Marketing online

O marketing digital, como é mais conhecido, já era uma tendência crescente de mercado desde quando a internet chegou aos lares. Porém, com o início da pandemia de covid-19, em 2020 a digitalização do consumo ganhou ainda mais força, de modo que tornou-se inviável, para a maioria das empresas, continuar operando 100% offline. 

Com a maioria das pessoas confinadas em casa, as vendas online aumentaram muito. Para se ter ideia, segundo uma pesquisa feita pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), apenas nos primeiros 5 meses de 2020 o e-commerce teve um crescimento de 56,8% comparado ao mesmo período do ano anterior. Isso revela o quanto é importante ter estratégias também para os canais digitais. 

Uma grande vantagem do marketing digital é o seu custo. Com uma boa segmentação, é possível otimizar muito o orçamento e atingir um público mais qualificado, isto é, que tenha maior probabilidade de consumir a sua marca. 

Assim, para um pequeno negócio que tem pouca verba para aplicar em marketing, utilizar uma estratégia digital pode ser uma saída muito interessante para lucrar mais. Mesmo para empresas maiores, os resultados podem melhorar muito contratando especialistas em estratégia digital

Outra grande vantagem que os meios digitais trouxeram para o consumo é a potencialização da propaganda boca a boca. Desse modo, as interações positivas dos consumidores com a empresa também são fatores que influenciam a compra. Estratégias digitais de engajamento melhoram muito o relacionamento com os clientes e potencializam o boca a boca.

O que define qual das estratégias é melhor?

Como vimos, os fatores que deverão influenciar suas escolhas são os objetivos e o orçamento. O cenário ideal é aproveitar o melhor dos dois mundos. Unir uma estratégia digital a uma estratégia offline é uma maneira de potencializar seus resultados.

Para saber a melhor maneira de combinar essas duas estratégias, conte uma uma agência especialista em marketing, que irá estudar o seu negócio e personalizar as melhores estratégias para você. 

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