Sabe aquela marca que você compra quase que no modo automático? Aquela marca que você compra porque sabe que o produto é de qualidade e te inspira confiança? Isso é branding! Em outras palavras, o branding nada mais é do que o valor que a marca tem para o consumidor. E se você busca esse reconhecimento de marca, hoje vamos revelar alguns segredos do branding. 

Definição de conceitos, valores e propósito

Foi-se o tempo em que bastava ter um bom produto ou serviço para que os consumidores comprassem de você. A internet foi a grande responsável pela mudança no comportamento do consumidor, pois deu a ele a possibilidade de interagir com as marcas que consome. Essa premissa muda completamente o cenário e a maneira de fazer marketing. 

O fato é que a imagem de marca deixou de ser um atributo estritamente ligado ao produto. Vamos ilustrar com um exemplo prático: Uma consumidora sempre adquiriu suas roupas da marca X, porque esta vende produtos de boa qualidade, com bons tecidos e alta costura. Porém, certa vez na internet essa mesma consumidora vê uma notícia de que essa marca X mantinha costureiras em situação análoga à escravidão. E então esta a muitas outras consumidoras deixam de comprar as roupas da marca X por entenderem que não devem financiar a exploração do trabalho. Assim, mesmo com todos os atributos relacionados à qualidade do produto, a marca perdeu todo o seu valor. 

E por falar em valor, é disso que se trata o branding: do valor que o consumidor vê em sua marca e como ela se posiciona no mundo. Então um dos segredos do branding é definir conceitos, valores e propósito para a sua marca. A sua marca precisa ter valores bem definidos para criar identificação com os consumidores. Um exemplo clássico disso são os consumidores veganos que optam por produtos que não testam em animais. É um conceito que vai ao encontro do estilo de vida de seus consumidores. E a sua marca? Tem conceitos bem definidos?

Comunicação dos valores

Uma vez definidos os conceitos e valores da sua marca, não basta apenas vivenciá-los dentro de quatro paredes. É necessário um bom plano de comunicação de marca para mostrar ao seu cliente que a sua empresa possui os mesmos valores que ele. A melhor maneira de fazer isso é investir em marketing de conteúdo e no relacionamento com seus clientes. 

Você deve se conectar com seus consumidores mostrando para eles que a sua marca compartilha dos mesmos propósitos e visão de mundo, e isso se reflete nos seus produtos ou serviços. Esse trabalho não é simples nem rápido, mas é o que cria uma identidade forte, capaz de gerar reconhecimento no consumidor. Inclusive é esse trabalho que no futuro trará o que chamamos de Valuation para a sua marca, isto é, o quanto a sua marca agrega valor ao que produz e/ou vende. 

Em termos práticos, a comunicação de marca deve se fazer presente também na parte gráfica, com uma identidade visual que reflita seus valores. O que determina o sucesso do branding é essa junção entre identidade visual, comunicação e coerência da empresa em relação ao que ela prega como valor. 

Como começar a trabalhar o branding da minha empresa?

Sempre quando falamos em marketing digital, falamos em estratégias. O branding também é uma estratégia e para que funcione é necessário que profissionais especializados nessa área façam uma análise e um diagnóstico da sua empresa para então estabelecer conceitos de valor que conversem com toda a cultura e o ambiente corporativo. A partir de então sua empresa poderá ser posicionada ou reposicionada no mercado com uma comunicação clara, coerente e eficiente. Saiba mais sobre a estratégia e os segredos do branding e tire todas as suas dúvidas com a nossa equipe!

1 Comment

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    encontrei aqui alguma das informações que procurava.
    Gostei obrigado!!!

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