Post Collab no Instagram: aprenda a utilizar!

Em uma das mais recentes atualizações do Instagram, a rede social disponibilizou um novo recurso: o Post Collab. O Post Collab permite ter um coautor, de modo que a publicação apareça em duas páginas, aumentando assim o seu alcance. Essa também é uma maneira de melhorar o engajamento de uma publicação, já que os comentários, curtidas e compartilhamentos são contabilizados de ambas as contas. E para quem não sabe o que isso significa, podemos resumir em uma melhora significativa em algumas métricas nas redes sociais.

Como funciona o Collab?

O recurso está disponível para o compartilhamento de fotos e vídeos, que podem ser postados no feed ou no Reels. Ainda na fase de edição do post, basta um dos autores marcar o coautor na postagem e escolher a opção “Convidar colaborador”. O perfil marcado receberá uma notificação e deverá autorizar sua participação como colaborador. 

Após a autorização, a publicação aparecerá nos dois perfis. Essa é uma ferramenta muito interessante para perfis de influenciadores ou mesmo de empresas. Nas estratégias de marketing digital, é muito comum que empresas que ofereçam serviços complementares, por exemplo, façam parcerias para aumentar a visibilidade das marcas. Por exemplo, uma academia pode fazer parceria com uma clínica de fisioterapia e oferecer descontos na reabilitação de seus alunos. Agora, com os posts colaborativos, isso se transporta para o digital, impactando ambos os públicos. 

Passo a passo para fazer um Post Collab

  • Acesse o Instagram e toque no sinal de mais (+) para iniciar uma postagem. Selecione se vai der Feed ou Reels.
  • Escolha a mídia (foto ou vídeo) em sua galeria e avance para escrever uma legenda. 
  • Logo abaixo da legenda, escolha a opção “Marcar pessoas”. Então selecione “Convidar colaborador” do lado direito da tela, abaixo da prévia do post.
  • Procure pelo coautor do post e selecione-o. Verifique se o @ do seu parceiro ficou selecionado no campo “Colaborador”.
  •  Então basta avançar para concluir o post. Ele será exibido em seu perfil e o seu colaborador receberá um convite para participar como coautor.
  • Os convites são exibidos junto com as notificações. Basta o colaborador abrir o convite e seguir com a aceitação ou recusa do convite.

Aliança entre marcas: uma ótima estratégia

Como vimos, a nova funcionalidade do Instagram transporta para o meio digital, as alianças que já existiam entre empresas. Isso facilita muito a comunicação das marcas aliadas com seus respectivos públicos. Com os Posts Collab, o Instagram pode dar uma força para marcas produtoras de conteúdo, e conquistar ainda mais clientes, aumentando seu alcance. Para aproveitar essa nova ferramenta e produzir conteúdos realmente relevantes para a sua empresa, agende um horário com a nossa equipe! Podemos te ajudar a extrair os melhores resultados das suas redes sociais. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *