Antes de começarmos a falar sobre SEO, é importante deixar claro que essa estratégia precisa de bastante conhecimento técnico para ser bem executada. Portanto, se você quer realmente investir em SEO para melhorar seus resultados, o recomendado é buscar ajuda profissional. Por outro lado, este guia básico é para te auxiliar a entender um pouco mais sobre o que é e como funciona o SEO e para que você dê os primeiros passos para implementar essa estratégia. 

O que é SEO?

A sigla SEO vem da expressão Search Engine Optimization, que traduzida significa Otimização para Motores de Busca. E qual é o principal motor de busca utilizado pelo mundo todo? Isso mesmo, o Google. Então para explicar melhor, o SEO é composto por técnicas que auxiliam o Google a encontrar o seu site quando alguma palavra–chave é pesquisada pelos usuários da internet. 

Falando assim parece muito simples, não é mesmo? Ora, se o buscador trabalha com palavras-chave, basta encher meu texto com elas e meu site ficará em primeiro lugar na busca, certo? Errado! E esse é um dos principais erros cometidos por quem não tem um bom conhecimento das técnicas de SEO. 

De maneira simples, imagine a quantidade extensa de sites buscando visibilidade na internet. O Google é o maior canal por onde esses sites podem ser encontrados. Então é como se um mundo de sites passasse por um conta-gotas, e apenas os mais relevantes alcançassem seu objetivo. E quem pode colocar seu site nesse seleto grupo que aparece nas primeiras páginas do Google? Isso mesmo, uma boa estratégia de SEO. 

Como posso iniciar uma estratégia de SEO para o meu site?

Primeiro tenha em mente que o SEO trabalha de maneiras diferentes para diferentes nichos. Isso quer dizer que há nichos que são dominados por grandes corporações, como por exemplo o varejo, há também nichos que estão saturados de conteúdos e nessa hora é preciso buscar a diferenciação. Por outro lado, há nichos que não são tão explorados em ambientes on-line, e para esses casos a estratégia de SEO pode ser ainda mais eficiente. 

Então, antes mesmo de iniciar uma pesquisa de palavras-chave, procure conhecer melhor o seu segmento e saber quem são seus concorrentes mais bem ranqueados na busca Google. Isso é fundamental para se diferenciar deles.

3 passos para otimizar seu site

  • 1- Conheça as preferências de sua persona. O seu cliente certamente faz pesquisas no Google. Por isso, é necessário conhecer quais são suas dores e como o seu produto ou serviço pode facilitar a vida dele. Uma dica para conseguir essas informações é treinar a sua equipe de vendas para conseguir feedbacks constantes dos seus clientes. Essas informações são valiosas para entender melhor seus hábitos de consumo. Mais que isso, é necessário buscar informações sobre como seus clientes costumam utilizar o Google e quais ideias eles associam ao seu negócio. 
  • 2 – Escolha bem suas palavras-chave. Quando você utiliza palavras muito amplas, você diminui muito suas chances de ser encontrado. Por exemplo, se você possui uma loja de roupas e utiliza a palavra “roupa” estará competindo com um universo de outros sites que vendem o mesmo que você. Por isso, é melhor optar por outros termos, que de certa forma sejam mais específicos e menos concorridos. No caso do exemplo, você poderia substituir “roupa” por “moda infanto-juvenil”, onde a concorrência certamente será menor. Uma boa ferramenta para checagem de palavras-chave e sua incidência no buscador é o Google Trends. Vale fazer uma boa pesquisa antes de ter uma lista de palavras-chave para usar em seu site.
  • 3- Deixe o seu conteúdo mais rico. Além de criar bons conteúdos e que sejam de interesse do seu público, uma boa maneira de mostrar para o Google que o seu site é relevante é deixando seus conteúdos mais atrativos. Para isso, utilize títulos e subtítulos dentro do seu texto, contendo as palavras-chaves. Deixe seu conteúdo rastreável e de fácil leitura, com espaçamento entre os parágrafos. Utilize links internos dentro de cada conteúdo, para que o usuário permaneça por mais tempo em seu site. E trabalhe também com conteúdo audiovisual. 

Saia do básico

Essas dicas simples são uma boa porta de entrada para iniciar uma estratégia de SEO, mas será muito difícil manter seu site no topo da busca somente com essas práticas básicas. Para quem deseja realmente ter um site competitivo, o ideal é ter profissionais com conhecimento técnico em SEO para cuidar da sua produção de conteúdo. Por isso, faça um orçamento com a nossa equipe e tenha a certeza dos melhores resultados para o seu site.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *