O segredo para fidelizar clientes é o marketing de relacionamento. A grande diferença entre o sucesso e o fracasso na fidelização de clientes é o modo como a sua empresa põe em prática as estratégias de relacionamento. E é sobre isso que iremos tratar. Porque colocando em poucas palavras, parece simples desenvolver um bom relacionamento com o cliente. Porém, o marketing de relacionamento é uma ciência muito mais ampla e que demanda mais conhecimento. Mas podemos garantir que o custo-benefício de manter clientes fidelizados é muito maior do que conquistar novos clientes

O que é marketing de relacionamento?

O marketing de relacionamento é um conjunto de ações que as marcas promovem como estratégia para manter os clientes por perto, fidelizá-los e o mais importante de tudo, construir uma boa rede de marketing boca a boca. A proximidade dos seus clientes é importante para garantir que eles comprem novamente de você e também para obter dados importantes sobre o seu negócio, para saber exatamente os erros a corrigir e setores a aprimorar. E acredite: um cliente fidelizado vale MUITO!

Quais são as estratégias de marketing de relacionamento?

As estratégias de marketing de relacionamento para fidelizar clientes são inúmeras. Tudo vai depender do tamanho da sua empresa e de como você armazena as informações trazidas pelo seu cliente. Por exemplo, em uma pequena loja é possível desenvolver um relacionamento mais próximo do cliente, pelo WhatsApp, enviando mensagens com dúvidas pontuais ou mesmo ofertas dos produtos que aquele cliente costuma comprar. Já para marcas maiores, é necessário um software de CRM para poder armazenar dados sobre os clientes e entender melhor o perfil de cada um. 

Nesse sentido, é sempre necessário contar com profissionais especializados em estratégias de marketing para construir um plano de marketing sólido, de acordo com as reais necessidades da sua empresa, e que esteja de acordo com o seu orçamento. Para isso, peça ajuda à nossa equipe

5 boas estratégias para implantar o marketing de relacionamento em sua empresa:

  • Crie um banco de dados para identificação dos clientes. É interessante saber quem é o cliente, o que ele gosta de consumir, como ele prefere ser tratado, ter o seu contato para envio de promoções. O cliente gosta de ser reconhecido, gosta de receber brindes e mensagens comemorativas. Então o primeiro passo é ter um banco de dados para manter o cliente sempre em contato, fazendo com que se sinta parte do negócio.
  • Treine seu time de vendas e atendimento. Afinal, o primeiro contato dos clientes com a sua marca é por meio desses profissionais. Assim, é necessário que a sua equipe esteja preparada para atender seus clientes do modo como eles gostam de ser atendidos. Fazer vendas consultivas pode ser uma boa maneira de fidelizar clientes. 
  • Esteja presente nas redes sociais. Elas são um importante canal de comunicação com os clientes em marketing digital. Com boas estratégias, é possível engajar e interagir com seus clientes e construir uma sólida imagem de marca. Por isso essa estratégia digital deve estar alinhada ao marketing de relacionamento. 
  • Mantenha contato. Seja por e-mail marketing, WhatsApp ou Telegram, é sempre uma estratégia interessante manter um canal de comunicação direta com seus clientes. Isso porque, além de fomentar novas vendas, você pode obter feedbacks importantes para o seu negócio. Então mantenha-se presente na vida de seus clientes.
  • Cuide do pós-venda. Este deve ser o principal mantra do marketing de relacionamento, pois ainda hoje a maioria das empresas acredita que a venda acaba quando o cliente sai da loja com o produto em mãos. Porém, você só tem a oportunidade de melhorar seus ganhos se acompanhar as experiências do seu cliente após a compra. É importante ouvir seus clientes após a compra, então direcione algum funcionário para essa função. 

Outras dicas importantes

Além de cuidar das estratégias de marketing de relacionamento para fidelizar clientes, não se esqueça de alinhar outras ações promocionais para garantir que seus clientes continuem consumindo. Sua equipe de marketing pode criar ações como programas de fidelidade, eventos exclusivos para clientes, distribuição de brindes etc. Tenha sempre profissionais de marketing que possam criar campanhas interessantes para melhorar seus resultados!

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