No ambiente digital existem diversas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram, YouTube, TikTok etc. E a cada ano novas redes surgem e algumas delas entram em declínio e desaparecem. Antes de falarmos mais sobre as redes sociais, suas características e como escolher, é importante que fique claro que toda marca que investe em marketing digital deve ter presença também em redes sociais. Isso porque essa é uma forma de comunicação direta com seus consumidores. E essa estratégia traz muitos benefícios para o branding e para os resultados da empresa.
As vantagens de estar em uma rede social são muitas, a começar pela visibilidade e pela construção de um relacionamento com seus clientes. Além disso, os posts nas redes sociais não funcionam apenas como vitrines para seus produtos e serviços, eles também ajudam a posicionar sua marca no mundo, o que é muito relevante para o seu público.
Outra grande vantagem de estar em uma rede social é melhorar o tráfego de pessoas para o seu site, afinal ela é uma importante porta de entrada para um primeiro contato entre a sua empresa e potenciais clientes. E por falar nisso, é por meio das redes sociais que você constrói sua autoridade dentro da sua área de atuação, o que fará com que o seu público busque saber mais sobre você.
Mas sem dúvidas, a maior vantagem de todas é a construção de relacionamento com seu cliente. Os anúncios pagos nas redes sociais são uma boa oportunidade de prospectar novos clientes. Por outro lado, também é possível criar ações exclusivas para os seus seguidores, além de interagir com eles em tempo real. Esse engajamento é fundamental para o crescimento das suas redes e da sua presença digital.
Pensar em qual rede a sua empresa deve estar é parte primordial da estratégia de marketing digital. Nesse sentido, um alerta importante é que não adianta produzir conteúdos e pulverizá-los em diversas redes sociais, sem ter um foco bem definido. Fazer isso é ter muito trabalho pra pouco resultado.
Assim, é necessário avaliar todas as características do seu público e saber em quais redes sociais eles estão. Além disso, é importante avaliar a sua capacidade de produção de conteúdo. Por exemplo, não adianta criar uma conta no YouTube se você não possui uma equipe para captação e edição de conteúdo audiovisual.
Por isso, vamos te ajudar com algumas considerações importantes sobre as principais redes sociais para que você acerte na escolha!
Além de conhecer melhor cada rede e suas funções, é necessário fazer uma profunda análise de público para saber em qual rede investir. Também é importante conhecer o seu mercado de atuação. Por exemplo, se você atua no ramo educacional, uma boa opção é produzir conteúdos em vídeo.
Nesse sentido, o melhor a fazer é deixar que profissionais de marketing façam essa análise e indiquem os melhores canais para a sua estratégia digital. Essa é a melhor maneira de ter um bom retorno sobre o seu investimento. Solicite um orçamento digital com a nossa equipe e tenha os melhores conteúdos para o seu público nas redes sociais.