Vendas sazonais: Como utilizar o marketing digital a seu favor?

Chegamos ao meio do ano e esta é a melhor hora para programar as ações de marketing para o segundo semestre. Nesse sentido, é prioridade considerar todas as datas comemorativas e períodos de alta demanda nos meses que seguirão. A segunda metade do ano traz muitas oportunidades de aproveitar as vendas sazonais para melhorar seus resultados. Porém isso só é possível com uma boa estratégia de marketing digital. Para saber mais sobre como melhorar seus resultados no período, entre em contato com a nossa equipe de especialistas!

Datas e vendas sazonais

No segundo semestre temos diversas datas comemorativas, como Dia dos Pais, Dia do Cliente, Dia das Crianças, Black Friday, Cyber Monday e o tão aguardado fim de ano, com o Natal. Porém vale lembrar que se a sua empresa não comercializa produtos e serviços para esses públicos tão específicos, como as crianças, por exemplo, também vale aproveitar outras datas que não necessariamente estejam no calendário comercial, mas que tenham a ver com o seu negócio.

Para isso, podemos citar como exemplo uma sorveteria. Talvez essas datas comerciais não sejam tão bem aproveitadas, porém esse tipo de empreendimento pode aproveitar a chegada do inverno para diversificar o cardápio e vender sopas e caldos. Outra alternativa para quem vende serviços, por exemplo, é criar uma semana com eventos, como cursos e palestras, para atrair novos leads. Com uma boa estratégia digital, a data escolhida pode até se tornar um marco em sua empresa e sempre movimentar os negócios durante o evento. 

Assim, o marketing sazonal é muito importante para impulsionar as vendas de qualquer segmento. Por essa razão, é primordial analisar quais são os períodos em que o seu mercado de atuação está mais aquecido e mais propenso a vendas para criar uma boa estratégia. 

4 dicas para aproveitar as vendas sazonais

  1. Planeje com antecedência: Não adianta chegar na semana que antecede a Black Friday e querer criar uma promoção qualquer só para tentar melhorar as vendas. A cabeça do consumidor não é movida a descontos. Assim, é preciso trabalhar a venda com bastante antecedência, com boas ações de marketing digital.
  2. Busque associar seu negócio a alguma data comemorativa: Isso porque nesses períodos as pessoas ficam mais abertas ao consumo. No entanto, caso não seja possível, lembre-se da dica que demos: crie sua própria data! Pode ser o aniversário da empresa, ou uma semana de eventos, ou mesmo algum evento em parceria com outra empresa ou beneficente, como destinar parte dos lucros a compra de presentes de Natal para crianças carentes. 
  3. Defina qual será o benefício concedido: Quais serão os produtos que entrarão em oferta? Haverá algum desconto para clientes novos ou clientes fiéis? A empresa irá oferecer algum benefício com a compra? Tudo isso deve ser definido com alguma antecedência para que haja tempo de planejar a comunicação, bem como a logística, o estoque etc. Nesta etapa é importante avaliar os resultados de ações propostas em outras sazonalidades para corrigir o que não deu certo. 
  4. Defina como será feita a comunicação: Quais serão os canais utilizados? Como será a comunicação visual? Quais conteúdos podem ser abordados para trabalhar essa venda? Essa é a parte prática da sua campanha. Para que seja bem-sucedida, uma dica importante é ter profissionais de marketing acompanhando cada etapa e analisando resultados. 

Se a sua empresa ainda não possui uma equipe de marketing digital para cuidar de todas as suas estratégias, desde a parte de inteligência de mercado até a criação de campanhas e acompanhamento de resultados, esta é a melhor hora para solicitar um orçamento com a nossa equipe e aproveitar todas as vendas sazonais do segundo semestre. 

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