Marketing digital para impactar diferentes gerações

Diverse people using their phones

Dentro do amplo campo do trabalho de marketing, existe um ramo específico que busca estudar o relacionamento entre as marcas e seu público. Afinal, o marketing digital adota comportamentos específicos para impactar diferentes gerações. E é sobre isso que iremos falar hoje. 

A mesma estratégia não vale para todos

Aqui, na Linkideia, procuramos sempre personalizar as estratégias que oferecemos aos nossos clientes. Isso porque, a mesma estratégia tem diferentes impactos para públicos de geração X, Y e Z. As demandas de marketing digital explodiram nos últimos anos, e com isso surgiram muitos profissionais vendendo estratégias milagrosas para vender mais. No entanto, isso é muito perigoso para quem pretende investir em marketing digital, já que uma estratégia genérica pode não ter o efeito esperado em públicos diferentes. 

Um exemplo claro disso é o marketing que busca impactar a geração Z. Atualmente, esse público representa uma fatia de quase 40% dos consumidores on-line. Portanto, se a sua empresa não possui uma estratégia específica para garantir a satisfação desse público, é hora de ligar o alerta. Isso porque essa geração já nasceu conectada, e consegue identificar com mais facilidade a diferença entre campanhas mais genéricas e marcas que buscam real envolvimento com seus consumidores. Então é necessário ter estratégias específicas para esse público que busca identidade, propósito e valores nas marcas. 

Use o marketing digital para impactar diferentes gerações

Cada geração tem suas particularidades e seu modo de consumir. Por isso vamos dar um panorama de cada uma delas:

Geração baby boomers: São os nascidos entre 1940 e 1960. Por serem um público mais velho, são os principais consumidores de mídias mais tradicionais e até off-line, como televisão, jornal, panfletos etc. Ainda preferem concentrar suas compras em lojas físicas a lojas on-line. 

Geração X: São os nascidos entre 1960 e 1980. É uma geração que aprendeu a utilizar mais a internet a seu favor e é impactada pela comunicação que as marcas fazem nesse ambiente. São mais desconfiados, por isso quando conquistados pela marca que melhor atende às suas necessidades, tornam-se clientes fiéis. 

Geração Y: Esta geração é mais conhecida como Millenials. São os nascidos entre 1980 e 1995. Os consumidores dessa geração já nasceram em um mundo mais digitalizado e globalizado. Por serem mais atentos às mudanças, não costumam ser fiéis às marcas, e buscam sempre mais tecnologia e inovação. 

Geração Z: Sem dúvidas, a mais desafiadora de todas. São indivíduos nascidos entre 1995 e 2010. Uma geração 100% conectada e imersa em ambientes digitais todo o tempo. São consumidores difíceis de conquistar, pois observam os valores propostos pelas marcas e analisam se têm coerência com o que prezam. 

Quem é o seu público?

Com tantas diferenças entre as gerações e seus modos de consumo, a tarefa mais importante da sua equipe de marketing deve ser estabelecer todas as características do seu público e da sua persona. Esse é o primeiro passo para pensar em estratégias que venham ao encontro das características de determinada geração. A nossa equipe de especialistas parte dessa análise para propor as melhores estratégias de atração, conversão e fidelização dos seus clientes. Faça um orçamento com a Linkideia.

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