Escolha as melhores palavras-chave para o seu conteúdo

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Produzir posts para o blog que sejam relevantes para o seu público certamente irá ajudar a melhorar seus resultados digitais. Porém, todo esse esforço não servirá de nada se tal conteúdo não chegar para essas pessoas. Nesse sentido, a escolha das melhores palavras-chave para o seu conteúdo é a melhor maneira para resolver esse problema, unindo a pesquisa do usuário na busca Google com a ideia central do seu texto.

Podemos conceituar palavras-chave (keyword) no contexto do marketing como palavra ou conjunto de palavras que são o principal instrumento de uma pesquisa em sites de busca, direcionando o fluxo e a forma de pesquisa do usuário ao seu conteúdo. No momento da escrita é fundamental fazer uma pesquisa no Google Trends de palavras-chave relacionadas ao tema. Afinal, isso facilita que seu texto seja encontrado pelo buscador.

Independentemente de sua área de atuação, no mundo virtual sempre existirá uma imensa concorrência para chegar às primeiras páginas do Google. Por isso, gerenciar bem as palavras-chave fará com que o conteúdo seja entregue para mais pessoas.

Quais palavras-chave utilizar?

Para estabelecer as palavras-chave corretas para melhorar os resultados deve-se considerar 3 aspectos principais: Quais palavras seu público-alvo irá utilizar para procurar seu texto? Qual é o seu objetivo com a publicação? Como seu concorrente se comporta sobre o assunto?

As pessoas para quem o seu conteúdo se destina devem ser analisadas quando pensamos em palavras-chave. Isso porque o objetivo é entender como elas irão realizar a pesquisa sobre o tema que você pretende desenvolver para que o seu conteúdo entregue a resposta. A sua postagem deve informar, responder dúvidas ou questionamentos de quem a lê. Então nada melhor que saber como seu público irá te procurar.Afinal, você precisa mostrar ao Google, por meio das palavras-chave, que o seu conteúdo é o que melhor atende àquela busca (SEO). 

Com um objetivo claro e bem definido fica mais simples montar um plano de marketing mais eficaz e também facilitar a busca do seu conteúdo. Por exemplo, um texto que tem como meta informar o cliente não deveria ter as mesmas palavras-chave e formato de uma publicação que visa gerar mais vendas.

Analisar sua concorrência direta, e também as empresas de maior market share, facilita na hora de estabelecer as palavras-chave com maior sucesso. Você não quer ficar de fora dos resultados de pesquisa, ou então nas páginas mais distantes da primeira no buscador, em razão da falta ou mau uso de palavras-chave. Por isso, observe quais são os termos mais explorados por aqueles que brigam pelo mesmo público que você e busque uma estratégia para entregar melhores respostas.

Palavras-chave negativas

As palavras-chave negativas, também conhecidas como correspondência negativa, são aquelas que transmitem ao Google quais termos você não deseja que cheguem até a sua postagem. Seu uso facilita a entrega do conteúdo ao público-alvo porque deixa de lado as pesquisas que não irão satisfazer seu público nem gerar bons resultados para a sua empresa. Essa é uma maneira de selecionar melhor quem irá trafegar pelo seu site e assegurar que os termos buscados são compatíveis com o seu conteúdo.

Em outras palavras, ao retirar por meio de palavra-chave negativa alguma expressão que somente vai gerar volume sem retorno em sua postagem. Essa lógica deve ser levada em consideração principalmente quando se trabalha com Google Ads, para que não haja desperdício de dinheiro com tráfego que não irá gerar bons resultados. 

Acerte na escolha das palavras-chave!

Para te auxiliar nessa tarefa, vamos indicar algumas ferramentas muito utilizadas pelos produtores de conteúdo para que você acerte na escolha e obtenha bons resultados.

Google Trends: é a ferramenta gratuita do Google que mostra tendências de pesquisa com filtros que permitem visualizar as palavras-chave mais utilizadas pelo seu público.

Keyword tool:  Analisa o recurso de autocompletar do Google, te dando opções de termos com duas ou mais palavras utilizados na busca.

Ubersuggest: é uma ferramenta de análise de palavras-chave, que mostra o volume de buscas, o nível de concorrência no tráfego pago, o custo por clique em caso de Ads e outras informações relevantes.

É importante ressaltar, porém que nenhuma dessas ferramentas tem o potencial de colocar sua página no topo da busca se não for utilizada em conjunto com uma boa estratégia de marketing digital. Aparecer no topo da busca orgânica ou nos Ads é um trabalho que envolve muito estudo e alguns anos de experiência. Por isso, para produzir bons conteúdos com o uso correto de palavras-chave, conte com a equipe da Linkideia. Solicite um orçamento digital!

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