Tudo que você precisa saber sobre copywritting

Você sempre ouve falar em copywritting e não sabe o que é ou para que serve? Então leia este post até o final porque vamos te contar tudo que você precisa saber sobre copywritting, uma das estratégias mais importantes do marketing digital. 

O que é copywritting?

Primeiramente devemos esclarecer que copywritting é o termo utilizado para a produção de conteúdo que será postado em diversos canais na internet, podendo ser destinado a sites, blogs, redes sociais, e-mails etc. Porém, o copywritting não é apenas uma escrita de textos comum. Ele se caracteriza principalmente pelo seu objetivo de persuadir o leitor a executar determinada ação. 

Nesse sentido, o copywritting é uma ferramenta poderosa para a captação de leads ou mesmo para fechar uma venda. Por essa razão, todas as empresas que investem em marketing digital devem ter pelo menos alguns desses conteúdos publicados. É fundamental que a sua marca faça esse trabalho de convencer seu público por meio das palavras. Para isso, é interessante ter um profissional especializado em copywritting criando esses conteúdos. Afinal, trata-se de uma técnica bastante específica.

Copywritting X marketing de conteúdo

Como ambas são técnicas de escrita, muitas vezes o copywritting é confundido com o marketing de conteúdo. Então, para estabelecer a diferença entre ambos, basta falar sobre os objetivos de cada um. O marketing de conteúdo tem como foco a construção de marca, bem como educar e cativar o público, criando afinidade e mostrando pontos de contato com este. Para explicar melhor, o marketing de conteúdo é uma estratégia de topo do funil de vendas. 

Já o copywritting, como exposto, tem o objetivo de guiar o público à execução de uma ação. Por isso, é correto afirmar que o copywritting conduz o público em cada etapa até chegar à conversão. Por isso, o copywritting está muito mais atrelado ao processo de vendas e, portanto, faz parte do meio para o fundo do funil de vendas. 

Como inserir o copywritting na sua estratégia digital?

Existem alguns princípios básicos para iniciar uma estratégia de copywritting no conjunto das suas estratégias de marketing digital. Para isso, é importante lembrar, acima de tudo, que o copy sozinho não é capaz de fazer todo o trabalho da atração até a conversão. Assim, é fundamental ter uma equipe de marketing digital que mapeie toda a estratégia que será executada em conjunto com o copywritting para obter bons resultados. 

Ao planejar uma estratégia de copywritting é necessário levar alguns pontos em consideração:

  • O que o seu público busca na internet? Pesquise para descobrir as necessidades do seu público e a partir delas criar conteúdos relevantes. 
  • Quais são os seus objetivos?  Como dissemos, é necessário mapear todas as estratégias paralelas para poder encaixar o copy de maneira que ele faça a condução do público pelo funil de vendas.
  • Cuidado com conteúdos básicos e genéricos. Lembre-se que a internet é um universo imenso de pessoas buscando as primeiras páginas da busca Google. Por isso, não convém entregar conteúdos que todos os outros entregam. Afinal, isso não te trará nenhum destaque.
  • Encontre as melhores palavras-chave. E por falar em busca Google, é necessário que o seu conteúdo seja repleto de boas palavras-chave para ser encontrado por quem interessa.
  • Atente-se ao uso de gatilhos mentais. A escrita persuasiva precisa dessas técnicas para alcançar seus objetivos. 

Copywritting para persuadir o público

Quando falamos em persuasão, temos que levar em consideração a parte psicológica da escrita. Nesse sentido, existem algumas técnicas de gatilhos mentais para se aproximar do cliente e fazê-lo tomar alguma iniciativa. São elas:

  • Reciprocidade: Quando você entrega um valor, o cliente se vê na obrigação de te devolver o favor.
  • Prova social: Ter pessoas falando sobre a sua marca influencia positivamente outras pessoas.
  • Afeição: Mostrar que a sua marca tem pontos em comum e até dores em comum aproxima seu cliente.
  • Autoridade: Ocorre quando você entrega tantos conteúdos relevantes na sua área de atuação que os clientes passam a te enxergar como autoridade no assunto.
  • Coerência: Quando há comprometimento da marca de entregar tudo aquilo que prega como ideologias. 
  • Escassez: Mostrar ao cliente que algo que você entrega é exclusivo, tem poucas unidades, ou está no fim.

Investir em copywritting

Como foi demonstrado neste artigo, o copywritting é uma técnica um tanto complexa, com vários vieses para serem trabalhados e que exige constante atualização. Por isso, a melhor opção para investir nessa estratégia é contar com um profissional especializado que trabalhe em conjunto com uma equipe de marketing digital para obter resultados satisfatórios. Por isso, se o seu objetivo é trabalhar esse tipo de conteúdo em seus canais, entre em contato com a nossa equipe e solicite um orçamento digital.

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