Por que fazer pesquisa de satisfação?

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Quando o assunto é atender as expectativas do cliente, uma ferramenta de marketing traz informações essenciais: a pesquisa de satisfação. Por isso, hoje vamos falar por que sua empresa deve fazê-la de tempos em tempos para saber onde deve focar suas melhorias.

Para quem não sabe o que é ou como fazer, a pesquisa de satisfação pode ser um simples questionário com perguntas tanto de múltipla escolha como dissertativas sobre seu negócio, sua equipe de atendimento, sua infraestrutura, seus produtos ou serviços, as necessidades dos seus clientes e tudo que você quiser saber.

Por que devo fazer pesquisa de satisfação?

Não há nada mais certeiro que pedir um feedback para quem compra de você. Essa é a maior razão e a mais importante para fazer uma pesquisa de satisfação. Isso porque nem todos os clientes verbalizam sua experiência de compra. Por outro lado, é mais comum receber críticas em vez de feedbacks positivos, porque quem tem motivos para reclamar costuma expor sua opinião no SAC e nas redes sociais, o que pode ser ruim para a sua marca. 

E por falar em críticas, outro bom motivo para fazer uma pesquisa de satisfação é evitar exposição negativa da sua marca. Ora, uma vez que a sua empresa abre espaço para que os clientes possam fazer críticas e sugerir melhorias, você evita que eles exponham a marca em locais públicos e de fácil acesso. 

O cliente é importante

A opinião dos clientes pode ser a chave para a resolução de crises e formulação de estratégias de melhoria. Além disso, ao pedir a opinião do seu cliente, sua marca mostra que valoriza o que ele tem a dizer. Assim, essa é uma boa maneira de manter um bom relacionamento com seus clientes. Outro ponto importante é que junto com a pesquisa de satisfação, pode ser enviada ao cliente uma recompensa por respondê-la. Isso nutre ainda mais seu relacionamento e fomenta a recompra

Quando fazer a pesquisa de satisfação?

Tudo vai depender dos objetivos da pesquisa. Por exemplo, se o seu objetivo é entender por que o cliente desistiu da compra, é necessário juntar uma lista de Leads que não foram convertidos para enviar a pesquisa. Já se o seu objetivo for avaliar o processo de compra, então será necessário enviar o formulário logo após a compra.

Uma boa estratégia é fazer uma pesquisa de satisfação periodicamente, especialmente se a sua empresa estiver pensando em expandir seus negócios ou mesmo se estiver apresentando resultados insatisfatórios e buscar entender as razões para isso. 

Converse mais com a nossa equipe sobre como fazer uma pesquisa de satisfação e onde obter informações importantes para a sua estratégia de marketing digital.

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