Você investe em serviço de atendimento ao cliente?

Com um mercado cheio de concorrentes em absolutamente todos os segmentos, quem quer se destacar precisa entender que vender é uma arte que vai muito além da troca de dinheiro por produtos ou serviços. Com tanta variedade e um ambiente altamente competitivo, é necessário investir na experiência do cliente para se manter nas preferências de consumo. Por isso queremos fazer uma pergunta: Você investe no serviço de atendimento ao cliente?

Todo mundo precisa falar no atendimento ao cliente

Não importa qual é o objeto da sua venda, em algum momento o cliente precisará do serviço de atendimento. Você, leitor, faça um exercício de se lembrar quantas vezes você entrou em contato com empresas, seja por 0800, e-mail, redes sociais, chat online ou até mesmo em sites como o Reclame Aqui?

Os motivos são os mais variados: insatisfação, problemas no funcionamento, esclarecimento de dúvidas, informações sobre o produto ou serviço, agendamentos, assistência e até mesmo elogios. 

No entanto, a grande questão é que a maioria das empresas ou não investem em atendimento ao cliente ou possuem um setor fraco. Esse serviço ruim pode manchar ainda mais a imagem da sua marca. Então se a sua empresa ainda não se preocupa com isso, é melhor ligar o estado de alerta!

O pós-vendas que encanta

Quando falamos em funil de vendas, muitos gestores entendem que a jornada de compra do cliente termina com a consolidação da venda. Porém, hoje em dia as novas teorias de marketing já trabalham o conceito de funil estendido, cuja última etapa seria o pós-vendas. Esse setor é tão, mas tão importante que pode ser a chave para fidelizar clientes ou pode também ser a perdição da sua empresa. 

Em outras palavras, quando você possui um serviço de atendimento ao cliente de excelência, você garante que seu cliente tenha uma experiência de compra incrível do início ao final. E esse pode ser o diferencial que sua marca tanto busca. 

Dicas para ter o melhor atendimento ao cliente

Agora que você já entendeu a importância de estruturar este setor dentro da sua empresa, confira as dicas dos nossos especialistas para oferecer o melhor serviço, aquele que fará com que os clientes falem bem da sua empresa!

  • Evite reduzir seu atendimento a chatbots: Os chatbots podem ser uma ótima ferramenta para sanar dúvidas pontuais. Porém seu atendimento ao cliente precisa, em algum momento, de pessoas para fazer a tratativa. Isso porque seu cliente pode trazer problemas complexos, que um robô é incapaz de compreender e resolver. Nesse sentido, um chatbot pode piorar a experiência do seu cliente se não tiver um atendimento humanizado associado. 
  • Escute o cliente e ofereça soluções: Não há nada mais frustrante que um atendimento ao cliente que não entende o drama do cliente ou que não oferece solução para o problema. Por isso, a equipe de atendimento deve ser treinada para interpretar o problema do cliente, entender suas necessidades e oferecer soluções rápidas e efetivas. Isso garante a satisfação do cliente.
  • Seja sincero e transparente: Em certas situações, pode não ser possível realizar determinadas ações que o cliente solicita. Quando isso acontecer, o melhor a fazer é explicar de maneira sincera e transparente por que não pode atendê-lo em algo, mas que pode buscar outra solução para o problema.
  • Demonstre empatia e interesse em resolver o problema do cliente: Mesmo que a solução proposta não seja a que o cliente queria, é muito importante demonstrar que o setor do atendimento está realmente envolvido com o problema e está engajado em solucioná-lo da melhor maneira possível. Nesse sentido, é importante que o cliente perceba que alguém na empresa está do lado dele. Essa é a melhor forma de criar um bom relacionamento com o cliente.
  • Utilize as informações obtidas no setor para melhorar processos na sua empresa: Ter um pós-vendas eficiente é uma arma poderosa para rever estratégias e corrigir falhas setoriais. O cliente é seu melhor termômetro. É ele quem indica onde estão as falhas do seu negócio. Então utilize as informações obtidas no setor de atendimento ao cliente a seu favor. 

Saia na frente

Com essas dicas, você poderá melhorar muito o serviço de atendimento ao cliente da sua empresa. E se você acha que este é um bom momento para identificar falhas no funil de vendas da sua empresa e melhorar processos, solicite um orçamento digital com a nossa equipe de marketing.

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