3 dicas para melhorar suas vendas pelo WhatsApp

Woman showing a WhatsApp Messenger icon

O WhatsApp se tornou uma ferramenta de comunicação importantíssima no mundo digital, especialmente depois da pandemia, quando as pessoas se tornaram ainda mais dependentes dele. Para as empresas, o WhatsApp também foi fundamental, pois viabilizou o fechamento de muitos contratos e vendas. Então, se você ainda não descobriu o potencial do WhatsApp para melhorar suas vendas, siga nossas dicas!

1. Listas de transmissão

Este é um recurso importante do WhatsApp que permite o envio de mensagens para diversos contatos de uma só vez. Elas agilizam e facilitam o contato com os clientes porque, ao disparar uma mensagem pelas listas, você não precisa selecionar cada contato separadamente.

Para criar uma lista de transmissão, siga o passo a passo:

  • Abra o WhatsApp e selecione Mais opções > Nova Transmissão
  • Busque e selecione os contatos que você deseja adicionar à lista
  • Toque na marca de confirmação

Pronto, sua lista de transmissão estará pronta. Quando você enviar uma mensagem para a lista, ela será entregue individualmente. Isso dá uma sensação de exclusividade para o cliente, sem parecer que a mensagem foi disparada como corrente em um grupo, por exemplo. 

Uma boa dica é enviar conteúdos que sejam realmente relevantes para os clientes da lista. Mas sempre com moderação, para não ser bloqueado pelos leads, ou mesmo receber denúncias ou pedidos de exclusão de dados, de acordo com a LGPD

2. Conteúdos relevantes

E por falar em conteúdos, vale apostar naqueles que procuram estreitar o relacionamento com o cliente. Você pode compartilhar informações importantes para melhorar o aproveitamento dos seus produtos, mensagens personalizadas ou mesmo promoções. 

Divida seus clientes e leads em categorias e organize um cronograma de envio de mensagens. Afinal, o conteúdo que será enviado a um lead nem sempre é o mesmo que deverá ser enviado a um cliente fidelizado. Atente-se a esses detalhes!

Também é importante sempre pedir feedbacks sobre as experiências do cliente com a sua equipe de atendimento e com os seus produtos ou serviços, pois essa é uma ótima maneira de encontrar gaps em sua empresa.

E lembre-se, caso o cliente peça para sair da lista de transmissão, retire-o imediatamente, pois você deve ter a autorização dele para contatá-lo como empresa.

3. Utilize páginas de captura de contatos 

Uma prática muito comum e ao mesmo tempo abominável é a compra de listas de transmissão. Isso porque, esses contatos comprados não autorizaram o uso de dados pela empresa compradora e isso fere diretamente o princípio da LGPD

Mas como conseguir então esses contatos? Utilizando páginas de captura. Para isso, ofereça recompensas digitais, como cupons de desconto ou materiais ricos, como um e-book. O lead precisará informar o seu WhatsApp para conseguir obter a recompensa e assim você poderá utilizar a estratégia mais adequada para guiá-lo pelo funil de vendas. 

É claro que essa é uma estratégia para prospectar novos clientes e melhorar seus lucros. Porém, nunca se esqueça de também nutrir o relacionamento com os clientes antigos. O WhatsApp é uma maneira prática e rápida de estar sempre por perto do seu público.

Como a Linkideia pode te ajudar?
É claro que qualquer estratégia de vendas vem sempre acompanhada de uma boa estratégia de marketing digital. O WhatsApp é uma excelente ferramenta na mão de quem sabe utilizá-la, porém pode não dar resultados positivos sem o amparo de bons conteúdos e amplo conhecimento do público. Então para melhorar suas vendas pelo WhatsApp, solicite um orçamento digital para obter uma estratégia completa com a nossa equipe!

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